A importância da anatomia dentária para a odontologia: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2213

Resumo

Anatomia dentária é a parte da anatomia humana que se dedica ao estudo do órgão dentário, composto pelo dente e suas estruturas adjacentes. O presente trabalho tem como objetivo abordar, por meio de uma revisão da literatura, os aspectos da anatomia dentária e sua correlação com a odontologia. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline e  PubMed, foram selecionados 15 seguindo os seguintes critérios de inclusão: disponibilidade do texto integral, publicação nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. O desenvolvimento dentário é um processo complexo, pelo qual os dentes se formam a partir de células embrionárias, crescem e irrompem na cavidade oral. Os dentes são órgãos calcificados implantados nos alvéolos e protegidos pela gengiva em ambas as arcadas, além disso, auxiliam na formação das palavras e contribuem a dar expressão ao rosto, bem como, sua estética. Desta forma, é necessário uma percepção estética do cirurgião-dentista, para que possa corrigir e restabelecer a fisiologia completa, harmonia e estética aos dentes, agindo, portanto, como um agente transformador da autoestima dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Amorim Morais da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduanda em Odontologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Gabriel Gomes da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduando em Odontologia pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Gabriel Coutinho Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Dennys Ramon de Melo Fernandes Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutorando em Ciências Odontológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Rafaella Bastos Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Doutora em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-16