Educação em Saúde promovendo prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis em caminhoneiros através do uso de preservativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2074

Resumo

Os caminhoneiros, atualmente, compõem uma classe de trabalhadores expostos a diversos fatores que os colocam numa posição de vulnerabilidade. Ações de Educação em Saúde são propostas como tentativa de esclarecimento quanto ao uso de preservativos na prevenção das Infecções Sexualmente transmissíveis. Esse trabalho tem por objetivo promover educação em saúde relacionada ao uso de preservativos associado à prevalência de IST em caminhoneiros que trafegam na BR-116. Foi realizada uma ação de intervenção de educação em saúde multidisciplinar intitulada Saúde na BR, promovida por docentes e discentes do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que ocorre na base da Polícia Rodoviária Federal da BR-116 no município de Jequié, Bahia. Os 100 motoristas de caminhão de carga que participaram, eram na sua totalidade do sexo masculino. Destes, 90% possuíam vida sexual ativa e 10% já tiveram doença sexualmente transmissível. Somente 29% dos participantes responderam que sempre usam camisinha em suas relações sexuais, porém após as ações educativas, 60% deles passaram a afirmar que usarão sempre camisinha a partir daquele momento. Diante desses resultados, conclui-se a importância de medidas educativas na promoção da saúde assim como na prevenção de doenças infectocontagiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Mascarenhas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Acadêmico do curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil

Ana Carolina Bahia Perrone, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Médica. Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil. 

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-dentista.  Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié,  Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-16