Capacitação Pedagógica nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde: Métodologia para Construção de Proposta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v10i1.1808

Resumo

A presente pesquisa apresenta a metodologia de construção de um módulo de curso de capacitação pedagógica no âmbito da residência multiprofissional em saúde, desenvolvido durante o Curso de Mestrado Profissional. O objetivo foi descrever a metodologia utilizada para desenvolver um produto destinado à capacitação pedagógica dos enfermeiros para atuar como preceptor em residência multiprofissional em saúde mental. Para analisar as necessidades concretas desta formação na residência valeu-se da pesquisa documental. O módulo de ensino proposto guiou-se pela perspectiva de aprendizagem significativa de Ausubel e foi delineado tomando-se por base situações-problemas vivenciados pelos próprios profissionais. O presente estudo traz contribuições para a elaboração de um módulo de ensino sobre capacitação pedagógica para atividade de preceptoria em saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lais Mariano Paiva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Mestre pelo Programa Profissional Ensino na Saúde, Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense - UFF

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem – Universidade Federal Fluminense, UFF.  Brasil.

Referências

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 287 de 08 de outubro de 1998.

Melo MCA et al. Perfil clínico e psicossocial dos moradores em hospitais psiquiátricos no estado do Ceará, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2015; 20 (2): 343-352.

Amarante P. Loucos pela vida: a trajetória da reforma psiquiátrica no Brasil. Rio de Janeiro: SDE/ENSP, 2003.

Brasil. Resolução Nº 2, de 13 de Abril de 2012. Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas de Residência Multiprofissional e em Profissional de Saúde.

Peixoto LS. Saberes pedagógicos presentes na preceptoria da residência de enfermagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

Cellard A. A análise documental. In: Poupart J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

Ausubel DP. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa. Editora Plátano. 1ª edição, 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Produtos de Mestrado Profissional