O significado do cuidado musical no contexto da extensão acadêmica de enfermagem – um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i2.2891

Resumo

Objetivo: descrever a experiência vivida durante a realização das visitas musicais no projeto de extensão Agrupamento Multidisciplinar de Acolhimento (AMA). Materiais e Métodos: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência do projeto de extensão AMA, que se deu no período de fevereiro de 2017 a março de 2018, envolvendo discentes dos cursos de Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal da Bahia, no cenário de um hospital geral do sudoeste baiano. Resultados: evidenciou-se sensações de bem-estar, felicidade, animação, alegria e entusiasmo durante a aplicação da atividade, expressadas através de sorrisos, palavras de gratidão e choro de emoção pelos pacientes e familiares, enquanto a equipe, essa relatava a necessidade de frequência maior das atividades. Discussões: a importância e os benefícios promovidos pelo uso da música durante o internamento hospitalar, tanto para pacientes, familiares e equipe de saúde, além disso, a inserção da musicoterapia na formação acadêmica promove uma assistência integral, ressignificando as experiências acadêmicas no contexto hospitalar. Considerações finais: A realização das atividades demonstrou os aspectos positivos do cuidado musical, como a promoção de bem-estar físico, mental e espiritual no contexto terapêutico.

Palavras-Chave: Assistência Integral à Saúde; Música; Empatia; Assistência Hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gizélia da Gama Meira, UESB

Enfermeira, residente no programa Uniprofissional de Enfermagem em Terapia Intensiva pela Secretária de Saúde da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil

Chrisne Santana Biondo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, doutorando em ciências da saúde do Programa em Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Professora Assistente da Universidade Federal da Bahia. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Juliana Xavier Pinheiro da Cunha, UFBA

Enfermeira, doutoranda em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora assistente da Universidade Federal da Bahia-UFBA

Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes, UFBA

Enfermeira, Doutoranda do Programa Interunidades da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Bolsista CNPq. professora Assistente da Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-11-23