Principais diagnósticos e intervenções de enfermagem no manejo da covid-19 do cuidado primário à alta complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2742

Resumo

Introdução: no final do ano de 2019, tomou-se conhecimento a nova doença viral (covid-19) que se demonstrou um problema de saúde a medida que milhares de indivíduos foram acometidos. Dessa forma, faz-se necessário elencar diagnósticos de enfermagem relacionados ao manejo dos pacientes com a doença.  Materiais e Métodos: trata-se de pesquisa de revisão integrativa de caráter descritivo, que se deu sobre análise da produção científica de enfermagem, baseada em obras secundárias disponibilizadas. Resultados: foram elaborados quadros que apresentam o levantamento dos principais diagnósticos e suas respectivas intervenções em quatro categorias a serem discutidas, sendo: I- diagnósticos levantados para a população brasileira em risco; II- diagnósticos levantados para a população com déficit de conhecimento; III- diagnósticos levantados para o paciente infectado pela covid-19; IV- diagnósticos levantados para a população infectada e com complicações agudas da covid-19. Discussão: os diagnósticos e as intervenções apresentadas representam um subsídio para os problemas encontrados na prática clínica, representando a importância da produção bibliográfica sobre o tema. Considerações finais: identificaram os principais diagnósticos de enfermagem atribuídos aos pacientes de covid-19, destacando para cada diagnóstico elencado suas respectivas intervenções, frisando a necessidade de avaliar particularmente os casos e cenários que podem existir, durante a prática clínica do enfermeiro nos diferentes níveis de atenção.

Palavras-chave: Processo de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Infecções por Coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor. Docente, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva/Universidade Federal Fluminense/Niterói/Rio de Janeiro/Brasil.

Camille Rabello Ramos, Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (CASIC)

Enfermeira, concluiu o curso de Graduação em Enfermagem em julho de 2015, obtendo o grau de Bacharel e Licenciada em Enfermagem (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduanda em Enfermagem Clínica e Cirúrgica com ênfase em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Instituto Nacional de Cardiologia.

Miriam da Costa Lindolpho, Universidade Federal Fluminense.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO,1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem III. Tem experiência na área de Fundamentos de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: consulta de enfermagem, saúde do idoso, cuidadores e envelhecimento. (Texto informado pelo autor)

Ana Luísa de Oliveira Lima, Universidade Federal Fluminense.

Graduanda em enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. 

Larissa Murta Abreu, Universidade Federal Fluminense.

Graduanda em enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Atuou na função de monitora da disciplina de Fundamentos de Enfermagem vinculada ao Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração no ano de 2019. Além disso, integrou o projeto Espaço Aberto para Saúde UFF na qualidade de voluntária durante o ano de 2019. Atualmente é bolsista de pesquisa de apoio às atividades acadêmicas não presenciais - PROPPI e voluntária do Projeto de Ensino Saúde na Universidade (PENSU) onde exerce ações de planejamento.

Fernanda Karolinne Rampe Oliveira, Universidade Federal Fluminense.

Formada como técnica em enfermagem pelo Colégio João Paulo I, em 2009. Presentemente é acadêmica do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, na Universidade Federal Fluminense, na Escola Aurora de Afonso Costa em Niterói, Rio de Janeiro. Atualmente, monitora da disciplina Fundamentos de Enfermagem IV; membra do Projeto de Ensino Saúde na Universidade - PENSU; membra do Grupo de Pesquisa em Saúde Integral da Mulher e do Recém-Nascido (GPSIMRN) e ligante da Liga Acadêmica de Cardiologia e Pneumologia (LACAP) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Unirio.

Downloads

Publicado

2021-06-22