A Importância da Espiritualidade como construtora do processo de Individuação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2736

Resumo

Considerando a espiritualidade como importante componente da constituição psicológica dos seres humanos, sendo estudada em vários contextos e por vários pesquisadores, este trabalho investigou possíveis relações da espiritualidade com a saúde, embasando-se na Psicologia Analítica para leitura do fenômeno. O método utilizado na investigação foi a pesquisa bibliográfica e análise teórica de literatura junguiana e não junguiana relacionada à temática. Compreende-se espiritualidade como uma busca pessoal pelo sentido da vida, podendo estar relacionada ao sagrado e ao transcendente. Religião é entendida como um conjunto organizado de crenças, ritos e símbolos que podem ou não promover o contato com o sagrado e o transcendente.  Jung não se refere explicitamente ao termo espiritualidade, mas este aparece imbricado em sua obra, especialmente quando ele discorre sobre religião e confissão. Por fim, aborda-se a necessidade de se estudar e discutir a espiritualidade na graduação em psicologia e considerá-la pertinente ao processo psicoterapêutico, sem a adoção de uma postura negligente sobre o fenômeno espiritualidade e processo de individuação.

Palavras-Chave: Espiritualidade; Individuação; Psicologia Analítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Steiner dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Pós Doutora em Engenharia do Conhecimento (UFSC). Professora Associada Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lucileide Leila Tavares Vale Alencar, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Especialista em Psicanálise Clínica (ABCP). Especialista em Psicologia Analítica (UNICHRISTUS), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Filipe de Menezes Jesuino, Centro Universitário Pitágoras/CE

Psicólogo. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Centro Universitário Pitágoras/CE, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Arnislane Nogueira Silva, Universidade Federal do Ceará

Fisioterapeuta. Mestre em Ensino na Saúde (UECE). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Artigo Premiado em Evento Científico