Revisão da literatura sobre sala de espera e educação em saúde na odontopediatria - novos desafios propostos frente à pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v12i1.2572

Resumo

As salas de espera em muitos consultórios e clínicas odontológicas públicas e particulares servem como espaços importantes para o desenvolvimento de atividades de educação, contribuindo para a melhoria da saúde e satisfação da população em relação aos serviços prestados por toda equipe de profissionais. Entretanto, com o advento da Covid-19 e com a nova realidade imposta pela pandemia, novas propostas foram levantadas e colocadas em prática, constituindo ainda, um grande desafio aos cirurgiões dentistas. O objetivo deste artigo foi relatar, através de uma revisão de literatura, os desafios e propostas de ações promocionais de saúde e controle de ansiedade em odontopediatria frente à pandemia do novo Coronavírus. Conclui-se que a brinquedoteca é um espaço que proporciona a interação da criança com a odontopediatra, estimulando seu bem-estar durante a consulta. Entretanto, com a nova pandemia, manter uma agenda com grande espaço de tempo entre um paciente e outro e a utilização de jogos digitais são caminhos fundamentais para manter essa interação e evitar a disseminação do novo vírus.

Palavras-chave: Odontopediatria; Pandemia; Educação em Saúde.

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Biografia do Autor

Jeovana Almeida, Universidade de Vassouras

Acadêmica no Curso de Odontologia, Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Carlos Roberto Teixeira Rodrigues , Universidade de Vassouras

Doutor. Professor do Curso de Odontologia, Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Athaluama da Silva Pires Inocêncio, Universidade de Vassouras

Mestre. Professora do Curso de Odontologia, Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

Patrícia Pereira Nogueira, Universidade de Vassouras

Mestre. Professora do Curso de Odontologia, Universidade de Vassouras. Vassouras, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-06-22