Câncer de mama masculino: contributos do enfermeiro na atenção primária de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v11i1.2291

Resumo

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, formando assim um tumor com o potencial para invadir outros órgãos. Afirma também que quando a doença é diagnosticada no início, a maioria dos pacientes tem boa resposta ao tratamento. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com objetivo de compreender o conhecimento, através dos levantamentos bibliográficos, frente o câncer de mama masculino. Após a associação de todos os descritores foram encontrados 537 artigos, excluídos 517 e selecionados 20. Posterior à leitura reflexiva emergiram quatro categorias: Cuidados do homem a saúde; Câncer de mama no homem; Presença do paciente homem nas redes primárias; Estratégia do enfermeiro nas ações de prevenção ao câncer de mama masculino. Apesar do câncer de mama masculino não representar um número expressivo de casos em relação a outros tipos de câncer no homem, sugere-se a necessidade de detectar precocemente este tipo de câncer, definindo assim o diagnóstico e tratamento, para que dessa forma tenha um melhor prognóstico. Conclui-se a questão epidemiológica do CA de mama masculina e a dificuldade do comparecimento dos homens nas Redes Primárias torna esse assunto de extrema importância, devendo assim ser discutido pelos profissionais da área. O enfermeiro é o agente mais próximo dos pacientes, por isso sua importância nas redes básicas. Este profissional, dependendo de seu conhecimento e interesse, poderá contribuir significativamente no processo de detecção de patologias, mas também a falta de tato com o público e falta de conhecimento podem prejudicar todo o trabalho de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, Mestrando Acadêmico, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestrando Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense

Ana Cristina Vieira da Silva, Universidade Iguaçu

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. E-mail: [email protected]

Denilson da Silva Evangelista, Universidade Iguaçu

Enfermeiro. Graduando em Enfermagem pela Universidade Iguaçu. Preceptor do curso de graduação em Enfermagem da UNIG; Enfermeiro no Hospital Carlos Chagas; enfermeiro Centro de Atenção em Saúde Funcional (CASF) Ramon Pereira de Freitas; Pós-Graduando em Enfermagem em Alta Complexidade pela UNESA.

Downloads

Publicado

2020-06-16