Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião dentista: um estudo fenomenológico

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DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v10i2.1976

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de trabalho do preceptor cirurgião dentista através da avaliação da sua percepção explícitas em Maurice Merleau Ponty analisando o fenômeno a partir de suas vivências e expertises melhorando integração serviço-universidade contribuindo na qualidade do ensino na saúde e na assistência da população. Realizar o desenvolvimento de um portfólio digital a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de todos os envolvidos na atividade de preceptoria melhorando a relação da Universidade e preceptor, possibilitando ao acadêmico obter um melhor conhecimento da realidade no atendimento da população. A metodologia proposta seria a pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática a população do estudo será cirurgiões – dentistas preceptores que atuem no serviço de emergência .

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Biografia do Autor

Rose Rosa, universidade federal fluminense

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986), graduação em Internato Em Enfermagem pelo Ministério de Saúde (1986), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2014), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é docente visitante distinguida do posgrado - Universidad Nacional de Trujillo, diretoria de projetos especiais em pesquisa da Sociedade Brasileira de Enfermagem Home Care, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Paciente Cirurgico, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, educação, filosofia em enfermagem, qualidade de vida e promoção a saúde.

Eliane Ramos, universidade federal fluminense

Enfermeira. Psicóloga. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem/UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA /UFF. Professora de Doutorado e Mestrado do Programa De Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/ PACCS /UFF. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo, UNT/ Perú. Professora Honorária da Universidade Nacional de Tumbes/Perú (UNTUMBES). Possui experiência em consultoria curricular internacional ao nível de graduação e pós-graduação. Membro do Colegiado de Unidade da EEAAC/UFF. Líder do Núcleo de Estudos Qualitativos Translacionais em Emoções e Espiritualidade na Saúde/ QUALITEES/ CNPq. Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Saúde e Educação Humanizada/ FSEH. Integra a Red Iberoamericana de Investigación en Educacion en Enfermería (RIIEE). Vice-coordenadora e Docente do Curso de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo. Professora dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da EEAAC e de Graduação em Educação Física e Licenciatura da UFF. É Mestre em Enfermagem/UNIRIO. Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UERJ. Possui Especialização em Enfermagem do Trabalho/UERJ; Metodologia do Ensino Superior/UFF; Metodologia da Assistência de Enfermagem/UFF; Metodologia do Ensino da Pesquisa e da Assistência de Enfermagem/UNIRIO. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EEAN/UFRJ, na temática de Fenomenologia. Desenvolve estudos com ênfase no Cuidado Humano, Cuidado Emocional, Espiritualidade/ Cuidado Espiritual, Sentido da vida, Envelhecimento, Tanatologia, SAE, Investigação Qualitativa, Formação Profissional do Enfermeiro e do campo da Saúde, utilizando o referencial teórico da Fenomenologia de Merleau-Ponty, e das Representações Sociais. É participante da Rede HumanizaSUS do Ministério da Saúde. Na Graduação, leciona e coordena as Disciplinas: Espiritualidade no campo da saúde; Primeiros Socorros em Situações de Emergência, do curso de Graduação em Educação Física; é vice-coordenadora do Estágio Curricular no MEM. Coordena os Projetos de Extensão/UFF: Educando Comunidades: a saúde dos grupos humanos, no qual trabalha com educação para a saúde emocional e prevenção de doenças, junto a adolescentes, adultos e idosos; e, Socorro bem Presente, vinculado a ações educativas de Primeiros Socorros. Membro de Conselho Editorial Científico das Revistas: OBJN, Conscientiae Saúde, Rev. Enfermagem da UFPE e Terapia Manual. Consultor Ad Hoc das Revistas REBEn, ACTA Paulista de Enferm., Rev Cubana de Enfermería; Avances en Enfermería e outras. Membro da Soc. Bras. de Neurociências e Comportamento. Membro da Association of Nurse in AIDS Care. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Subjetividades e Cuidados com o Corpo na Saúde/UFF; e Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais/UERJ. Coordena Projeto de Pesquisa: Perspectivas contemporâneas do cuidar nos processos de saúde e enfrentamento da doença (PROPP/UFF).

Rita de Cássia Ferreira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, UFF, RJ, Brasil.

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Publicado

2019-12-18