A percepção do residente aos estressores e as reações de estresse: implicações da fenomenologia de Maurice Merleau Ponty

Autores

  • Elisabete Correa Vallois Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense
  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Estresse, Fenomenologia, Saúde, Psicologia.

Resumo

Introdução: a Enfermagem e a Medicina estão no grupo das profissões consideradas estressantes, devido características próprias de sua rotina diária. O principal objetivo desse estudo é compreender a percepção dos residentes enfermeiros e médicos sobre os estressores e reações de estresse em suas atividades laborais. Material e métodos: propõe-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa tendo como base a perspectiva teórico-metodológica da Fenomenologia de Merleau-Ponty. A população deste estudo envolverá: médicos e enfermeiros residentes que prestam assistência a pacientes hospitalizados. Serão observados os aspectos éticos concernentes à pesquisa envolvendo seres humanos, preconizados pelo conselho nacional de saúde, principalmente quanto ao respeito da autonomia dos participantes e manutenção do sigilo. Resultados Esperados: ao final deste estudo pretende se compreender a percepção dos profissionais sobre seu trabalho e o estresse e desenvolver junto a residência um espaço de discussão sobre a saúde mental e ocupacional desse grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Correa Vallois, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga Mestranda do Programa Multiprofissional de Ensino na Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora Pós-Doutora. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Educação e Saúde da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Professora Doutora. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, Brasil.

Referências

Zaidhaft S. Morte e formação médica. Rio de Janeiro: Francisco Alves; 1990.

Lipp MEN organizador. O stress está dentro de você. São Paulo: Contexto; 2001.

Downloads

Publicado

2017-12-12