Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU <p>A Revista Pró-UniverSUS (R. Pró-Uni.) tem o compromisso social e institucional de divulgar resultados de pesquisas e experiências inovadoras de ensino, extensão e práticas de saúde relacionadas aos objetivos do Pró-Saúde.</p> <p>Indexada em bases Nacionais e internacionais e com emissão de D.O.I.</p> <p>eISSN: 2179-8931</p> pt-BR <p>No caso de Relatos de Experiência, li os textos abaixo, e estou de acordo, com a política de gerenciamento dos manuscritos publicados neste periódico.</p><ul><li>Orientações dos Atos Normativos do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde-<a href="http://conselho.saude.gov.br/legislacao/index.htm" target="_blank">http://conselho.saude.gov.br/legislacao/index.htm</a></li><li>A Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) - Ministério da Cultura - <a href="http://www2.cultura.gov.br/site/2008/02/02/lei-no-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998/">http://www2.cultura.gov.br/site/2008/02/02/lei-no-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998/</a></li><li>Orientações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal do Ministério de Ciência e Tecnologia -<a href="http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/310555/Legislacao.html" target="_blank">http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/310555/Legislacao.html</a></li><li>Ética e publicação de relatos de caso individuais. Revista Brasileira de Psiquiatria • vol. 32 • nº 1 • Mar 2010</li></ul> editorauss@universidadedevassouras.edu.br (Editora da Universidade de Vassouras) editorauss@universidadedevassouras.edu.br (Editora da Universidade de Vassouras) Thu, 19 Dec 2019 11:51:24 -0300 OJS 3.1.2.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2144 Maria Paula Viana Baptista Copyright (c) http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2144 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Editorial http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2143 Maria Paula Viana Baptista Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2143 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Satisfação de motoristas de caminhão sobre o evento “Saúde na BR 116” http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1928 <p>A educação em saúde a ser realizada com populações ditas como invisíveis repercute na melhoria na qualidade de vida desses sujeitos e permite impactar positivamente no cenário de atenção à saúde, pois pretende-se a sensibilização para o autocuidado e a co-responsabilização da saúde. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, sobre o Evento Saúde na BR 116 ocorrido em setembro de 2018, com a participação de discentes de graduação e pós-graduação, docentes e com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e uma Concessionária de Rodovias. Durante essa vivência foi possível verificar por formulário o nível de satisfação dos motoristas de caminhão sobre o evento Saúde da BR 116. Conclui-se que a maioria dos motoristas de caminhão consideram o evento importante; em sua maioria estão satisfeitos com as ações de saúde oferecidas; percebem o evento como um espaço de escuta, de verificação do seu estado de saúde, além da sensibilização quanto aos determinantes e condicionantes do processo saúde-doença e possíveis riscos ao qual estão envolvidos. Além disso, foram pontuadas melhorias para a infraestrutura e a logística do evento. Dessa forma, nota-se a relevância de eventos como esse e a escuta sobre a percepção dos sujeitos participantes, que sentem-se envolvidos com a construção coletiva de práticas educativas.</p> Rose Manuela Marta Santos, Tatiana Almeida Couto, Sérgio Donha Yarid Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1928 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Análise epidemiológica de acidentes ofídicos no município de Vassouras, RJ http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1896 <p>Acidentes por cobras peçonhentas são um problema de saúde pública no Brasil, presente na lista das doenças de notificação compulsória. Há quatro tipos de acidentes ofídicos de importância clínica: botrópico, crotálico, laquético e elapídico. A cidade de Vassouras/RJ, apesar da grande zona rural ainda apresenta pouca informação de notificações. O objetivo deste trabalho é relatar a situação epidemiológica desse agravo em Vassouras/RJ. Trata-se de um estudo retrospectivo, longitudinal e quantitativo através de dados obtidos no sistema do DATASUS. A pesquisa no site foi direcionada para o Estado do Rio de Janeiro, região centro-sul e cidade de Vassouras no período de 2007 a 2017. Foram identificados 6.242 casos em todo estado do Rio de Janeiro no período estudado e 598 notificações na região centro-sul. A cidade de Vassouras teve a maior ocorrência na região, compondo 177 casos. A maioria dos acidentes recebeu atendimento em até 3 horas do agravo e esses foram mais comuns em indivíduos jovens, do sexo masculino. Em relação à gravidade, encontrou-se mais casos moderados e não houve nenhuma morte no município no período estudado. Os dados entram em conformidade com outros estudos realizados, somente diferenciando em relação à gravidade, onde outros trabalhos identificaram a maior parte como casos leves. Em relação ao tipo de cobra, apesar da gravidade do acidente crotálico, esse foi o de segunda maior importância, sendo o botrópico o mais encontrado. Conhecer a epidemiologia dos acidentes ofídicos de Vassouras/RJ facilita o planejamento e execução do atendimento, prevenindo complicações.</p> Diego Silva Vieira, Maurício Leal Martins, Ana Luíza Brum Reis Soares, Fernando da Cruz Arbs, Paula Pitta de Resende Côrtes Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1896 Tue, 17 Dec 2019 00:00:00 -0300 A relação entre sífilis congênita e o tratamento do parceiro da gestante: um estudo epidemiológico. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1934 <p>A sífilis congênita é uma doença infectocontagiosa responsável por desfechos desfavoráveis e custos para saúde pública. O rastreamento pré-natal sorológico é a medida mais importante para identificar os fatores de risco para sífilis congênita e a infecção transplacentária pode ocorrer em qualquer fase da gravidez. O presente artigo tem como objetivo demonstrar a relação do aumento de casos de sífilis congênita com o não tratamento dos parceiros de gestantes portadoras de sífilis. Esse estudo é transversal descritivo demonstrando um aumento do número de casos de sífilis congênita quando não há tratamento do parceiro da gestante, ainda que ela tenha realizado o tratamento, no Estado do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2017. A plataforma DATASUS foi utilizada para obtenção dos dados.&nbsp; Através dos dados, nota-se que em gestantes com pré-natal realizado e parceiros tratados, o ano de menor incidência de sífilis congênita foi 2013 com um total de 412 casos e o ano com o maior número de casos foi 2015 com um total de 831. Em 2017, a queda foi mais significativa, reduzindo pela metade o total de casos se comparado a 2016, com um valor total de 447. Já em comparação às gestantes cujos parceiros não foram tratados, no período compreendido entre 2013 a 2016 a incidência de sífilis congênita foi ascendente. Este estudo mostrou a importância de um pré-natal bem realizado para detecção de gestantes portadoras de sífilis, assim como seu seguimento e o tratamento do seu parceiro.</p> Renata Monteiro, Paula Pitta de Resende Côrtes Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1934 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Obesidade e gestação: a importância da correlação na avaliação dos riscos materno-fetais http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1974 <p>A obesidade define-se por excesso de tecido adiposo na composição corporal de um indivíduo¹, a mesma possui causa multifatorial e se caracteriza por altas taxas de agravos e mortes no mundo Em relação a gestação, complicações como a diabetes, pré-eclâmpsia , eclampsia e parto cirúrgico são algumas das intercorrências que podem afetar a gestante; enquanto o bebê pode apresentar índices elevados de malformação fetal, macrossomia e hipoglicemia neonatal ².O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa exploratória que usa como procedimento o levantamento bibliográfico e a coleta de dados de artigos científicos das áreas examinadas. A nutrição da mulher influencia tanto o período gestacional quanto o puerpério e está diretamente ligada a possibilidade de intercorrências na saúde da mãe e do concepto. A gestante está sujeita a complicações como diabetes, desordens hipertensivas e parto cesariana enquanto o recém nato pode apresentar problemas decorrentes de malformação fetal, peso elevado para a idade gestacional além de quadros de hipoglicemia neonatal ². Durante a gravidez, o organismo feminino sofre diversas alterações a fim de proporcionar o desenvolvimento do embrião<sup>9</sup>. O peso da mulher antes da gestação tem estrita relação com o aumento ponderal durante a gravidez, além de influenciar de forma direta na saúde da mãe e do concepto. Assim, a obesidade associa-se de maneira direta ao prognóstico da gestação. Desta maneira, a perda de peso, prática regular de atividades físicas e alimentação saudável devem ser estimuladas pelos profissionais de saúde, com o fim de promover a saúde materna e fetal.</p> <p>&nbsp;Palavras chave: Obesidade; gestação; feto</p> Paula Zamboti Brandão, Thauane Barbosa da Silva, Emílio Conceição de Siqueira Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1974 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Relato de Experiência: Projeto de Pesquisa Anatomia nas Escolas realizado no município de Vassouras http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1978 <p>Há uma grande dificuldade no ensino escolar brasileiro, que é a correlação de conteúdos teóricos abordados, com a prática referente ao mesmo, principalmente quando se trata do ensino da anatomia humana. Isso ocorre devido à falta de recursos para a construção de laboratórios nas escolas, ou mesmo aquelas que já possuem, faltam recursos para sua manutenção e para o estímulo dos professores a desempenharem tal função nas escolas. O projeto Anatomia nas Escolas propõe interligar os conhecimentos teóricos e práticos no ambiente escolar, visando uma melhor compreensão sobre o corpo humano, a localização dos órgãos, suas principais funções e correlações clínicas relevantes a respeito de doenças e hábitos de vida prejudiciais à saúde. &nbsp;Neste estudo relatamos a experiência da Liga de Anatomia no primeiro trimestre de 2019 no projeto Anatomia nas Escolas, no qual realizamos atividades com encontros mensais no Colégio Estadual Centenário. A metodologia utilizada consiste, em um primeiro momento, na aplicação de um pré-teste, com perguntas relacionadas ao sistema que será abordado e, no segundo momento, no desenvolvimento de aulas teóricas e práticas. Após ser administrado a aula, é aplicado um pós-teste com questões equivalentes a primeira avaliação para analisar o desempenho que os alunos obtiveram.&nbsp;Ao final, fazemos uma dinâmica, com perguntas e respostas utilizando um manequim e órgãos plastificados. Desse modo, o objetivo do projeto é através do ensino prático consolidar o conhecimento dos sistemas do corpo humano ensinado nas escolas e promover o cuidado em saúde dos alunos no município de Vassouras.</p> Juliana Profilo Sampaio, Fabiane Roberto Leite, Karine Grillo de Freitas, Julia da Silveira Pacheco Ferraz, Valdir Donizeti Alves-Junior, Emílio Conceição de Siqueira Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1978 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 A prática da humanização da relação médico-paciente nos alunos de primeiro período de medicina da Universidade Severino Sombra. A visão do calouro que se tornou monitor. Um relato de experiência. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1923 <p>A Prática Da Humanização Da Relação Médico-Paciente Nos Alunos De Primeiro Período De Medicina Da Universidade Severino Sombra. Projeto Calouro Humano é um projeto tanto da pró-Retoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade de Vassouras voltado para os alunos do primeiro período do curso de medicina de cada semestre letivo – o calouro humano. Possui duração de 14 semanas envolvendo também, monitores, que são alunos de diversos períodos, exceto o primeiro, além dos professores da disciplina de Programa de Aproximação a Prática Médica 1. Ele consiste em trabalhar com o aprendizado e a utilização dos princípios da humanização da relação médico-paciente e inserir o aluno desde o princípio da faculdade no ambiente hospitalar visando o paciente como pessoa portadora de uma doença. Quando perguntados a respeito da experiência ao executarem as suas funções, cerca de 80% dos alunos responderam positivamente em relação a vivência nessa atividade. Trata-se de um projeto de importância para a construção gradual do desenvolvimento da habilidade de empatia e comunicação dos alunos envolvidos em ambas as funções.</p> Sara Cristine Marques dos Santos, Lívia Liberata Barbosa Bandeira, Ivan Lucas Picone Borges dos Anjos, Thais Lemos de Souza Macedo, Dandhara Martins Rebello, Eucir Rabello, Ivana Picone Borges de Aragão Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1923 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Influências da espiritualidade e religiosidade na assistência de enfermagem a pacientes que facejam o processo morte-morrer. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1919 <p><strong>Objetivo:</strong> Consiste em compreender como a inclusão da espiritualidade e da religiosidade na assistência de enfermagem influenciam o tratamento de pacientes que facejam o processo de morte-morrer. <strong>Metodologia: </strong>Trata-se de revisão integrativa com abordagem qualitativa e natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, a partir de produções socializadas nos últimos cinco anos. A amostra constituiu-se de treze artigos que melhor se articularam com o objetivo do estudo.<strong> Resultados: </strong>Verifica-se a existência de variados estudos estabelecendo relações entre enfermagem, espiritualidade, religiosidade e cuidados paliativos na assistência em saúde. O paciente que recebe cuidados paliativos é um paciente sensível que tende a sentir maior carência espiritual e religiosa. Contudo, ainda existe uma dificuldade dos profissionais para lidar com essa questão<strong>. Conclusão:</strong> Apesar de não haver solução para a morte, é possível proporcionar um processo de terminalidade digno, para o qual é fundamental o apoio emocional e a valorização da espiritualidade e da religiosidade na assistência de enfermagem em cuidados paliativos.</p> <p><strong><em>Palavras-Chave</em></strong>: Cuidados Paliativos; Enfermagem; Espiritualidade; Religiosidade.</p> Marcela Teixeira de Souza, Camila Araujo Nascimento, Renê dos Santos Spezani Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1919 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Principais cuidados de enfermagem aos pacientes portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico: relato de experiência http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1949 <p>O objetivo deste estudo é relatar os principais cuidados de enfermagem aos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) realizados durante a residência de enfermagem. O LES é uma doença inflamatória crônica, multissistêmica, de natureza auto-imune, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos. Trata-se de um relato de experiência vivido por uma residente de enfermagem entre os meses de abril de 2017 a abril de 2018 em uma enfermaria de clínica médica, sustentado a partir do levantamento de dados na literatura. Os principais cuidados de enfermagem ofertados foram: promover ambiente calmo para sono e repouso; controlar rigorosamente o balanço hídrico; verificar peso diariamente em jejum; avaliar estado geral e nutricional; manter níveis pressóricos adequados; avaliar acessos venosos e outros dispositivos invasivos quanto a sinais flogísticos; avaliar dor, promover ambiente tranquilo e administrar analgésico; evitar leitos com incidência direta de luz solar; avaliar resultados de exames laboratoriais; oferecer cremes a base de uréia para hidratação da pele; incentivar e orientar sobre o autocuidado; fornecer informações suficientes sobre a doença e o tratamento e oferecer apoio emocional para enfrentamento das mudanças corporais. Encontraram-se apenas dois artigos na literatura que citavam cuidados de enfermagem aos portadores de LES. Os cuidados de enfermagem realizados corroboram com os dois artigos encontrados, porém nenhum deles citou sobre o cuidado de evitar leitos com incidência direta de luz solar. A experiência enquanto residente de enfermagem proporcionou domínio de competências técnicas e científicas para atuação na enfermagem clínica.</p> Priscila Crisitina da Silva Thiengo, Sarah Cristianny Dantas dos Santos, Cristiane Helena Gallasch, Ariane da Silva Pires, Helena Ferraz Gomes, Eugenio Fuentes Pérez Júnior Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1949 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 A síndrome do esgotamento profissional (Burnout) como injúria aos direitos trabalhistas: princípios do dano existencial http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1989 <p>Objetivou-se analisar reflexivamente acerca da injúria aos direitos fundamentais garantidos ao trabalhador brasileiro pela Constituição Federal, na questão ambiental e do dano existencial, com enfoque na relação com a síndrome de <em>Burnout</em>. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo sobre o estado da arte das publicações levantadas e da Constituição Federal Brasileira, quanto ao dano existencial e seus aspectos jurídicos trabalhistas. É notório que o ambiente laboral, as relações humanas estabelecidas nele e o assédio moral cotidiano, tem se tornado um dos grandes inimigos contra o direito ao gozo do lazer, bem como a intimidade e a privacidade do trabalhador, configurando-se dano existencial e &nbsp;contribuindo para seu esgotamento mental e físico, o que caracteriza a síndrome de <em>Burnout</em>.</p> Tarcísio da Silva Flores, Pablo Luiz Santos Couto, Alba Benemérita Alves Vilela, Jefferson de Almeida Siva, Samantha Souza da Costa Pereira, Elvira Cavalcanti de Souza Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1989 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Processo de envelhecimento do idoso e a protagonização do enfermeiro na visita domiciliar na atenção primária de saúde http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2014 <p>Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem como objeto de estudo o protagonismo do médico de família na visita domiciliar, que tem como objetivo descrever o processo de envelhecimento do idoso e a protagonização do enfermeiro na visita domiciliar na atenção primária de saúde. O aumento da população idosa é uma realidade de diversos países, principalmente nos mais desenvolvidos, sendo assim existe uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem-estar global para atender as especificidades desta etapa de vida. Como metodologia, utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, com recorte temporal de 2008 à 2018. É necessário que os enfermeiros venham desenvolver conhecimentos técnicos especializados referentes ao idosos. Conclui-se que entende-se que o enfermeiro tem papel de grande relevância, como educador, no processo de envelhecimento do idoso e sua família.</p> Wanderson Alves Ribeiro, Bruna Porath Azevedo Fassarella, Keila do Carmo Neves, Juliana de Lima Gomes, Roberta Gomes Santos Oliveira , Rafael Luiz Amorim de Oliveira Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2014 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Estomias Intestinais: Do contexto histórico ao cotidiano do paciente estomizado http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2019 <p>Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e caráter descritivo que tem como objeto de estudo as vivência com a estomia intestinal, que objetivou descrever o cotidiano do paciente estomizado intestinal. Como metodologia, utilizaram-se artigos publicados em base de dados virtuais. Para tal utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de informações LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO, com recorte temporal de 2008 a 2018. O paciente sofre com as modificações corporais, alterações no nível de dependência, o comprometimento da sexualidade, com a alteração da autoestima, entre outros, o que pode comprometer seu bem-estar e consequentemente a sua qualidade de vida Conclui-se Diante das perspectivas abordadas pelo estudo apresentado desde os primórdios, até o presente século, os estomas sofreram evolutivos estudos para aprimoramento da técnica conforto e bem-estar dos pacientes. O estomizado, por sua vez, produz uma nova imagem, podendo ser percebida como desafiadora, diante de comprometimentos como a sexualidade, estética, aceitação, autocuidado e autoestima.</p> Wanderson Alves Ribeiro, Bruna Porath Azevedo Fassarella, Keila do Carmo Neves, Rafael Luiz Amorim de Oliveira , Hosana Pereira Cirino , Jose Augustinho Mendes Santos Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2019 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 A espiritualidade no cuidado paliativo em insuficiência cardíaca, à luz da Teoria de Jean Watson. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1904 <p>Objetivos: Descrever as dificuldades apresentadas pelo enfermeiro para implementar a espiritualidade na assistência ao paciente com insuficiência cardíaca em fase terminal em cuidados paliativos e analisar os desafios que se apresentam na atualidade para o enfermeiro, para a implementação da espiritualidade no cuidado de enfermagem ofertado ao paciente com insuficiência cardíaca em fase terminal, à luz do Referencial Clinical Caritas de Jean Watson. Métodos: Trata-se de pesquisa bibliográfica, com natureza descritiva e abordagem qualitativa. O levantamento de dados foi realizado por meio de busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), a partir dos descritores: Espiritualidade; Enfermagem; Insuficiência Cardíaca, Jean Watson. Resultados: Identifica-se que o enfermeiro se sente despreparado, para lidar com pacientes acometidos pela Insuficiência Cardíaca em situações de finitude, tendo que aprender a lidar com a impotência da perda diante da incessante busca pela cura. Conclusão: Há necessidade de programar uma assistência de enfermagem que valorize a espiritualidade do paciente que apresenta Insuficiência Cardíaca e o referencial adotado pode contribuir pra que isso seja efetivado. Sugere-se que a formação dos enfermeiros contemple a oferta de disciplinas que estabeleçam interfaces com a espiritualidade e finitude humana, com vistas a oportunizar melhor preparo, para que estes possam compreender esse processo e, simultaneamente, proporcionar uma morte com amparo, acolhimento e maior dignidade aos pacientes em questão.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Cuidados de Enfermagem; Cuidados Paliativos; Espiritualidade Insuficiência Cardíaca.</p> Renê dos Santos Spezani, Domingos da Silva Manuel, PALOMA SANTANA PEREIRA, Jacqueline da Silva do Nascimento Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1904 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 A espiritualidade no cuidado em saúde na Atenção Primária http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2053 <p>Introdução: Atenção epsecial tem sido dispensada à espiritualidade como estratégia de enfrentamento de doenças, pois tem papel protetor contra a morbidade psicológica, tendo em vista seu impacto sobre a maneira como a pessoa lida com a patologia. Metodologia: aborda-se, por meio da revisão de literatura, a espiritualidade na avaliação clínica dos pacientes pelos profissionais de saúde, cujo conhecimento da dimensão espiritual do paciente é capaz de contribuir para o alívio do sofrimento e enfrentamento da doença. Resultados: foram localizados 11 publicações que atenderam aos critérios de inclusão, sendo 7 artigos, 3 livros, 1 dissertação&nbsp; Discussão: a Estratégia Saúde da Família (ESF), democratizou o acesso aos serviços de saúde no nível primário de Atenção à Saúde. Atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde, profissionais generalistas, aos quais compete prestarem um cuidado capaz de resolver aproximadamente 80% das demandas, cujo componente espiritual deve ser considerado. Imprescindível inclusão da espiritualidade na avaliação clínica dos usuários das Unidades de APS, tendo por pressuposto que o preconizado vínculo médico-paciente poderá otimizar a escuta qualificada, a compreensão pelo profissional do significado do adoecer para o paciente, bem como o estabelecimento de um plano terapêutico capaz de considerar especificidades espirituais e religiosas do paciente, favorecendo o prognóstico e o enfrentamento das adversidades, decorrentes do adoecimento. Considerações finais: considerando que a dimensão espiritual tem uma natureza sistêmica, é fundamental sua utilização pelos profissionais da APS. Há necessidade de mudança de paradigma no atendimento a saúde, com afastamento da visão biomédica cartesiana tecnicista para visão de espiritualidade e saúde.</p> Maria Cristina Almeida de Souza, Luiz Augusto de Azevedo Pinheiro, Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra, Cristina Fidalgo Affonso Pinheiro, Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2053 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Educação Permanente: Caminho para Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1961 <p>Objetiva informar a pesquisa para implementar espaço permanente de reflexão-ação-reflexão sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem com elaboração coletiva de um calendário de atividades utilizando as Metodologias Ativas, onde serão apresentados e discutidos elementos orientadores para elaboração da assistência de enfermagem e suas etapas a serem preenchidas em conjunto para (re)orientar o projeto terapêutico singular multidisciplinar. Apresenta como objetivos específicos a identificação do modelo de assistência de enfermagem existente no Centro de Atenção Psicossocial III na zona sul do Rio de Janeiro e investigar, junto a equipe de enfermagem, os limites e as possibilidades para implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Saúde Mental neste serviço. Metodologia: pesquisa qualitativa descritiva exploratória, com aplicação de questionário semi-estruturado autoaplicado e oficinas com Metodologia do Arco de Maguerez, com os 18 profissionais de enfermagem da unidade pesquisada. Para análise será utilizada a análise de conteúdo de Bardin e a Metodologia da Problematização. Resultados: Propõe&nbsp; incorporar a Educação Permanente ao cotidiano para implementação da SAE em Saúde Mental, como norteador do cuidado. Considerações: Acredita ser instrumento orientador da prática cotidiana do cuidado e facilitador da comunicação entre profissionais, usuários e familiares, respeitando a transparência do SUS. E contribuir academicamente&nbsp; ao incorporar, com qualidade, as produções científicas a respeito e no processo de (re)construção do saber no manejo das práticas profissionais. Diminuindo a dicotomia entre o saber e fazer, além da compreensão de um novo sujeito, ativo participa continuamente da construção do processo do cuidar.</p> <p>&nbsp;</p> Simone Costa da Matta Xavier, Elaine Antunes Cortez Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1961 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Portfólio digital desenvolvido a partir da percepção do preceptor cirurgião dentista: um estudo fenomenológico http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1976 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de trabalho do preceptor cirurgião dentista através da avaliação da sua percepção explícitas em Maurice Merleau Ponty analisando o fenômeno a partir de suas vivências e expertises melhorando integração serviço-universidade contribuindo na qualidade do ensino na saúde e na assistência da população. Realizar o desenvolvimento de um portfólio digital a fim de contribuir para o aperfeiçoamento de todos os envolvidos na atividade de preceptoria melhorando a relação da Universidade e preceptor, possibilitando ao acadêmico obter um melhor conhecimento da realidade no atendimento da população. A metodologia proposta seria a pesquisa descritiva, com abordagem metodológica qualitativa, utilizando técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática a população do estudo será cirurgiões – dentistas preceptores que atuem no serviço de emergência .</p> Mônica Moura da Silveira Lima; Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva; eliane ramos pereira, Rita de Cássia Ferreira da Silva Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1976 Wed, 18 Dec 2019 00:00:00 -0300 O Enfermeiro na Unidade de Saúde da Família: Estudo Socioclínico Institucional http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1979 <p><strong>Objetivos: </strong>Conhecer o processo de trabalho de enfermeiros atuantes nas Unidades de Saúde da Família localizadas em um município da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro; identificar os fatores que intervém na implementação de ações gerencias voltada para o cuidado. <strong>Método:</strong> Estudo de abordagem qualitativa com emprego do desenho Socioclínico Institucional, que opera na lógica de transformar a realidade investigada para compreender a pesquisa. Utiliza-se da produção coletiva do conhecimento e troca de saberes e aprenderes entre participantes e pesquisadores. <strong>Resultados esperados:</strong> Espera-se contribuir com o processo de trabalho dos enfermeiros atuantes nas Unidades de Saúde quanto a gerência do cuidado.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> Adicea Souza Ferreira, Ana Lúcia Abrahão Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1979 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Educação Permanente em Saúde em um município da região metropolitana do Rio de Janeiro: saberes e práticas http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1994 <p>O objeto central da análise deste estudo é a Educação Permanente em Saúde (EPS) e sua constituição nas práticas locais de saúde. Objetiva investigar saberes e práticas sob a ótica da EPS em um município da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, será desenvolvida pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa.&nbsp; A coleta de dados acontecerá a partir de encontros conduzidos sob a perspectiva de Grupos Focais e entrevistas de aprofundamento. Os grupos focais com participação multiprofissional acontecerão em cinco encontros com cerca de 15 participantes incluindo trabalhadores da gestão e da assistência, de nível fundamental, médio e superior. As entrevistas serão conduzidas através de roteiro semiestruturado com informantes chave para aprofundamento das temáticas abordadas nos grupos focais. Serão incluídos no estudo trabalhadores da gestão e da assistência (atenção primária) que estejam atuando no município à pelo menos 1 ano e concordarem em participar da pesquisa.&nbsp; Serão excluídos os trabalhadores que estiverem de férias ou de licença médica durante a fase de coleta de dados. Espera-se que o estudo possa fortalecer a EPS como norteadora de práticas e reflexões sobre o processo de trabalho e incentivar ações transformadoras nas realidades locais dos serviços de saúde.</p> Ana Paula Alves Gregório, Endi Evelin Ferraz Kirby, Ivi Evelin Ferraz de Souza Jung, Mônica Villela Gouvêa Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1994 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Ebook como Tecnologia Educacional no Ensino do Gerenciamento em Segurança do Escolar com Alergia a proteína do Leite de Vaca http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1998 <p><strong><em>Introdução:</em></strong> Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia afirmam que entre 6% e 8% das crianças têm alergias alimentares, e dentre elas a alergia a proteína do leite de vaca (APLV) é a causa mais comum, &nbsp;considerada atualmente um problema de saúde pública. Para criança que apresenta reações alérgicas alimentares graves o ambiente extradomiciliar, representa alto risco para desencadear anafilaxia. Ao analisar este cenário, constata-se a seriedade de ter um enfermeiro na escola. <strong><em>O objetivo do estudo</em></strong> é desenvolver uma tecnologia educacional no formato de E<em>book</em> para o ensino do gerenciamento em segurança do escolar APLV na formação profissional dos enfermeiros e profissionais de educação. <strong><em>Método:</em> </strong>Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa com desenvolvimento de pesquisa metodológica para elaboração de uma tecnologia educacional<em>. </em>Os participantes serão estudantes de enfermagem de uma Universidade Federal, profissionais de educação de uma escola pública e privada nos municípios de Maricá e Niterói, respectivamente. A pesquisa obteve parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Serão agendadas três oficinas, onde será aplicado um questionário semiestruturado. O tratamento e a análise dos dados serão feitos de forma descritiva, através da análise e classificação do conteúdo. <strong>Resultados esperados</strong><strong>:</strong> Pretende-se trazer benefícios ao ensino, pesquisa e a sociedade, discutindo questões que subsidiarão a reorientação do processo de formação dos enfermeiros, engajando-os para que possam atuar conjuntamente com os profissionais da educação, a fim de alcançar a principal meta que é a qualidade do cuidado e a segurança do escolar com APLV.</p> <p><strong>Descritores:</strong> serviços de saúde escolar,&nbsp; tecnologia educacional, segurança do paciente</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Debora Cristina Mendonça de Andrade, Ana Karine Ramos Brum Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1998 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 O Gerenciamento Da Segurança Do Idoso Com Demência No Contexto Domiciliar: E Book Como Tecnologia Educacional http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2013 <p><strong>Introdução</strong>: A Demência cursa com perdas cognitivas progressivas, incapacidade e dependência, com um grande impacto tanto para o indivíduo quanto sua família. As fragilidades e especificidades do envelhecimento e das demências, aumentam a vulnerabilidade desta população a um maior risco de eventos adversos, demandando do profissional de saúde o gerenciamento da segurança deste paciente. O<strong>bjetivo: </strong>Desenvolver e validar uma tecnologia educacional no formato de e-book como estratégia inovadora de ensino e aprendizagem no contexto da segurança da pessoa idosa com demência, no ambiente domiciliar, a ser aplicada no ensino e saúde multiprofissional. <strong>Método</strong>: Estudo qualitativo de pesquisa metodológica para elaboração e validação de tecnologia educacional para o ensino da Segurança do Paciente. Utilizaremos oficinas como ferramenta metodológica de pesquisa e estratégia de ensino-aprendizagem na formação profissional para a produção de um eBook, cujo objetivo é o gerenciamento da segurança do idoso com demência no contexto domiciliar. Os participantes da pesquisa são alunos pós-graduandos de geriatria e gerontologia de uma universidade federal. O estudo obteve parecer favorável pelo comitê de ética e pesquisa da Universidade Federal Fluminense. Os dados serão coletados através de questionário semiestruturado do sistema Google Forms®, e compilados e analisados através da análise temática. <strong>Resultados Esperados</strong>: Espera se ampliar os conhecimentos na área da segurança do paciente idoso com demência no contexto domiciliar de forma inovadora na formação profissional. E ainda que a oficina possa ser uma estratégia de tecnologia educacional inserida no modulo do curso de pós-graduação interdisciplinar de gerontologia e geriatria.</p> <p><strong>Descritores</strong>: Tecnologia Educacional; Segurança do Paciente; Idoso; Demência; Ensino</p> Doralice das Graças de Melo Calvo, Ana Karine Ramos Brum Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2013 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Estratégia Saúde da Família e internações por condições sensíveis à Atenção Básica: caminhos possíveis http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2039 <p><strong>RESUMO</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Introdução:</strong> O objeto desse estudo é a relação da Estratégia Saúde da Família com as internações por condições sensíveis à atenção básica cujo objetivo é avaliar de que forma esse nível de atenção à saúde interfere nas internações de alcance da Atenção Básica referentes à hipertensão arterial e diabetes mellitus. <strong>Materiais e Métodos</strong>: trata-se de pesquisa qualitativa onde realizou-se entrevistas semiestruturadas com as equipes de Saúde da Família de um município do Estado do Rio de Janeiro. Os dados foram analisados tendo como referência o processo de trabalho e a micropolítica do cuidado e da gestão. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense. <strong>Resultados esperados:</strong> pretende-se desenvolver fluxograma para acompanhar estas internações e, então, elaborar oficina de Educação Permanente em Saúde voltada para discussão da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus. Através de fluxogramas é possível otimizar a comunicação entre as redes de atenção à saúde e a gestão permitindo melhor acesso e redução nas internações por hipertensão e diabetes.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Hospitalização.</p> Lívia Sanches, Ândrea Cardoso Souza Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2039 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Aprendizado na prática do futuro profissional de saúde para a promoção do autocuidado no Diabetes Mellitus http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2042 <p>Objetivos: analisar o processo formativo dos futuros profissionais de saúde em relação à promoção do autocuidado de pacientes com Diabetes Mellitus nos serviços de Atenção Básica adquirido junto a preceptores e contribuir para a elaboração conjunta de um produto pedagógico capaz de intensificar a habilidade dos preceptores em capacitar, na prática, os alunos de graduação para a promoção do autocuidado do paciente diabético na Atenção Básica. <strong>Metodologia:</strong> pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa, realizada nos anos de 2018 a 2020 utilizando, como referencial teórico-metodológico, a Análise Institucional nos moldes da Socioclínica Institucional. Escolheram-se, como participantes, profissionais de saúde que atuam como preceptores em um Módulo do Programa Médico de Família de Niterói e, como dispositivos de coleta de dados, o diário do pesquisador e encontros socioclínicos institucionais. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. <strong>Resultados esperados:</strong> espera-se ampliar o conhecimento dos participantes com a proposta metodológica da Socioclínica Institucional; favorecer reflexões sobre o papel dos profissionais enquanto preceptores e educadores em saúde e propiciar a análise dos participantes sobre suas implicações com a preceptoria, a formação e com o autocuidado do paciente com Diabetes Mellitus. Como produto, pretende-se buscar estratégias que intensifiquem a habilidade dos alunos para a promoção do autocuidado do diabético.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Preceptoria. Educação na Saúde. Promoção da Saúde. Autocuidado. Diabetes Mellitus<em>.</em></p> Patricia Ribeiro da Silva Maia Teixeira, Ana Clementina Vieira de Almeida, Lúcia Cardoso Mourão, Fabíola Braz Penna, Carlos Henrique Pacheco, Isabel Cristina de Moura Leite Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2042 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 O ensino da Vigilância em Saúde na graduação em Enfermagem http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2043 <p><strong>Objetivos:</strong> analisar o ensino da prática profissional baseada no modelo tecnoassistencial orientado pelos conceitos da Vigilância em Saúde no currículo da graduação em Enfermagem de uma universidade privada na região serrana no Estado do Rio de Janeiro e identificar as competências e as habilidades enfatizadas no ensino da prática profissional embasada na Vigilância em Saúde. <strong>Metodologia:</strong> pesquisa intervenção, com abordagem qualitativa, utilizando o referencial teórico-metodológico da Análise Institucional, em sua modalidade Socioclínica Institucional, a ser desenvolvida em uma universidade privada da região serrana do Estado do Rio de Janeiro com os docentes da graduação da Enfermagem. A produção de dados acontecerá nos encontros Socioclínicos Institucionais agendados previamente. Serão realizados registros no diário de pesquisa pela pesquisadora. <strong>Resultados esperados:</strong> promover a discussão, a reflexão e transformações nas práticas docentes e do currículo da graduação em Enfermagem da universidade, contribuindo para uma formação em Vigilância em Saúde voltada para o enfrentamento das emergências em saúde de forma eficaz. A pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Emergências. Saúde Pública. Ensino de Enfermagem. Vigilância em Saúde Pública.</p> Fabíola Braz Penna, Lúcia Cardoso Mourão, Ana Clementina Vieira de Almeida, Isabel Cristina de Moura Leite, Patrícia Ribeiro da Silva Maia Teixeira, Carlos Henrique Pacheco Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2043 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Tecnologia digital de informação e comunicação como agente otimizador na relação ensino-aprendizagem na saúde http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2068 <p>Entende-se por TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) o conjunto de dispositivos, plataformas, bases, ferramentas e ambientes que operem de forma digital processando dados e provendo informações tratadas e organizadas com modelos diversos de acessibilidade. Esta pesquisa traz à luz do conhecimento as implicações das utilizações das TDIC no processo formativo dos profissionais de saúde, identificando seus desafios, eficiências, entraves, perspectivas e tendências dentro do processo ensino-aprendizagem. Tem como objetivos: Provocar reflexões sobre experiências vivenciadas pelos profissionais de saúde apontando suas expectativas e dificuldades diante de um novo cenário de aprendizagem; identificar entraves na aplicação e utilização dos recursos digitais; analisar o processo de entrave das TDIC em sua inserção no cenário ensino-aprendizagem; discutir as TDIC à luz de referências teóricas contemporâneas do campo da educação; produzir um site que servirá como mapa apontando as principais plataformas TDIC para o ensino na saúde. A metodologia definida para uso foi a pesquisa qualitativa, pois foram utilizadas informações com vínculo indissociável entre o profissional de saúde e os caminhos a ele apresentado para o aprendizado de conhecimentos inerentes a sua profissão, informações essas que não podem ser traduzidas em números. Foram escolhidos dispositivos da metodologia Sociopoética para a produção de dados junto ao grupo pesquisador. Os participantes do estudo são profissionais de saúde que estão realizando curso de pós-graduação stricto sensu na Escola Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense – UFF. Também foi decidido realizar um levantamento de base bibliográfico e documental. Foi escolhido o software QSR Nvivo versão 10.0/Windows 64 bits para a análise qualitativa dos dados e geração de nuvem de palavras, bem como a organização das fontes de dados e geração de categorias. Também foi definido utilizar o aplicativo online wordle para produzir variações na nuvem de palavras junto com os resultados do QSR Nvivo. O respectivo projeto foi submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa Humana, conforme definido na resolução CNS 466 sendo aprovado conforme parecer nº3.628.543.</p> Luciano Barbosa da Silva, Cláudia Mara de Melo Tavares, Marilei de Melo Tavares Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2068 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Educação Permanente da equipe de saúde: Utilizando games com adolescentes no Programa Saúde na Escola http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2046 <p>Tendo como objeto de estudo a Educação Permanente dos profissionais de saúde no uso de games, espera-se contribuir para o desenvolvimento das atividades direcionadas aos adolescentes no Programa Saúde na Escola-PSE. Como metodologia,trata-se de uma Nota Prévia de um estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A coleta de dados acontecerá por meio de um questionário semiestruturado, de observação participante com uso do diário de campo. As ações educativas devem ocorrer nas escolas abrangidas pelo PSE, além das próprias unidades de saúde. Os participantes serão Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem da Estratégia Saúde da Família-ESF e adolescentes com idade entre 12 e 18 anos. O projeto será avaliado pelo comitê de ética em pesquisa da UFF, respeitando-se as Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016. Optou-se como produto a produção de uma vídeo-aula sobre a utilização de jogo, ou <em>game</em>, a ser aplicado pelos profissionais de saúde para sua capacitação, no sentido de favorecer o desenvolvimento das atividades realizadas com os adolescentes durante as atividades propostas pelo PSE, propiciando uma maior confiança entre o adolescente e o profissional de saúde da ESF, que juntos potencializam a busca de suas plenas cidadanias</p> Fernanda Póvoa, Marcos Paulo Fonseca Corvino Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2046 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Educação Permanente Saúde: espaços de trocas de saberes e experiências entre Agentes Comunitários de Saúde http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2051 <p><em>Resumo</em></p> <p>Introdução: A educação permanente em saúde favorece os processos de trabalho na medida que possibilita trocas de saberes e experiências entre os integrantes da equipe. No entanto, sua adoção não acontece sem tensionamentos nos serviços. Objetivos: Analisar como os espaços de Educação Permanente Saúde estão sendo construídos nas unidades de saúde da família; conhecer os espaços de trocas de saberes e experiências entre Agentes Comunitários de Saúde e demais integrantes das equipes. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O cenário será composto por duas unidades de saúde da família da Área Programática 3.1 do município do Rio de Janeiro e contará com a participação da totalidade dos agentes comunitários de saúde das respectivas unidades. Os dados serão coletados através de entrevista semiestruturada e grupo focal. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado, nº 10003619.2.0000.5243. A análise dos dados será apoiada nos princípios da Política Nacional de Educação Permanente. Resultados Esperados: como perspectiva, este estudo pretende potencializar e qualificar o processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.</p> Alessandra Vallegas, Ândrea Cardoso de Souza, Lívia Santos Sanches Carriello Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2051 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Depressão e risco de suicídio entre acadêmicos de enfermagem: estratégias de intervenção do docente http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2052 <p>Introdução: Este estudo pretende abordar a experiência dos discentes e docentes de enfermagem sobre depressão e suicídio nos acadêmicos deste curso. A depressão constitui um sofrimento mental e implica de forma negativa no aprendizado dos alunos, além de aumentar a possibilidade do suicídio entre os jovens com depressão grave. Materiais e métodos: Pesquisa qualitativa com discentes e docentes de enfermagem de uma universidade privada. A sociopoética será usada como método de pesquisa e análise. Em um primeiro momento, o trabalho se dará pelo grupo pesquisador formado por acadêmicos de enfermagem. O tema gerador será a experiência de algum sentimento relacionado a depressão e suicídio durante a universidade. Em um segundo momento, os alunos irão mencionar docentes que ofereceram suporte emocional neste período. Estes docentes serão entrevistados. Serão realizados três encontros; no terceiro encontro será realizada a contra-análise para que possa ser avaliada, a partir dos dois primeiros encontros, a ocorrência do compartilhamento de estratégias sobre os possíveis caminhos para o enfrentamento de sintomas relacionados a depressão e ideação suicida nestes alunos. Esta contra-análise será o instrumento de validação do estudo. Resultados esperados: Espera-se que ao trazer esta temática os alunos dialoguem sobre suas experiências e os docentes possam refletir sobre possíveis estratégias para continuar a minimizar o sofrimento discente.</p> <p>Decs: saúde mental, alunos de enfermagem e professores universitários.</p> Cynthia Sousa, Claudia Mara Tavares Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2052 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 Educação permanente como estratégia para auxiliar o profissional de saúde no acolhimento às nutrizes em sofrimento mental do banco de leite humano. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1992 <p>Apresenta-se um projeto de Pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino da Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). <strong>Objetivo geral:</strong> propor a Educação Permanente em Saúde no Banco de Leite Humano (BLH) como estratégia para contribuir para o acolhimento às nutrizes em sofrimento emocional durante o aleitamento materno. <strong>Método:</strong> trata-se de um estudo com abordagem mista (quantitativa e qualitativa) descritivo e exploratório, pesquisa de campo, pesquisa-ação do tipo convergente assistencial. Que será realizado em um BLH de um hospital Universitário do Município de Niterói (RJ). O referencial político será a Política de Educação Permanente e como referencial teórico serão utilizados os preceitos de cuidado trazidos por &nbsp;Merhy, autor que dá subsídios para a temática proposta.&nbsp;Pretende-se para coleta de dados a utilização do questionário validado que será aplicado as Nutrizes “<em>Edinburgh Postnatal Depression Scale</em> (EPDS)”, em um segundo momento com os profissionais de saúde serão realizadas oficinas de acordo com a metodologia da Problematização do Arco de Maguerez.</p> <p><strong>Descritores: </strong>Acolhimento. Profissionais de Saúde. Bancos de Leite. Serviços de Saúde Humanização da Assistência. Sofrimento Mental.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Bianca Maria Innocencio Dantas da Lobo, Elaine Antunes Cortez Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1992 Wed, 11 Dec 2019 00:00:00 -0300 A Educação Permanente Como Ferramenta Estratégica na Coordenação em Saúde Mental http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1945 <p><strong>Objetivo:&nbsp; </strong>Reconhecer os elementos empregados pelos trabalhadores de saúde mental na construção do cuidado, junto aos usuários de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil. <strong>Metodologia: </strong>trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizará como referencial teórico-metodológico a Sócioclínica Institucional em sua modalidade de intervenção a análise institucional das práticas profissionais. A pesquisa intervenção será realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil de um município do estado do Rio de Janeiro, tem como critério de inclusão a participação dos trabalhadores que atuam há mais de um ano no serviço de saúde mental, com vínculo estatutário e critério de exclusão, os trabalhadores que se&nbsp; encontrarem de licença e férias.&nbsp; Os dados serão coletados através da realização de encontros com os trabalhadores e entrevistas narrativas. O tratamento dos dados coletados será realizado por meio da identificação de eixos de análises centrados na socioclinica institucional. <strong>Resultados esperados:</strong> implantar a Educação Permanente em Saúde como ferramenta estratégica para reflexão crítica do processo de trabalho e desenvolvimento dos trabalhadores de saúde mental do município estudado.</p> Déborah Leonardo de Souza Martins, Ana Lúcia Abrahão da Silva Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1945 Thu, 19 Dec 2019 11:18:48 -0300 O Uso De Metodologias Ativas Como Facilitadoras Do Processo De Desenvolvimento Da Empatia No Acadêmico De Enfermagem – Uma Abordagem Sociopoética. http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2066 <p>Objetivos: Propor estratégias de ensino com base nas metodologias ativas e na sociopoética para o desenvolvimento da empatia no acadêmico de enfermagem;screver como se dá o preparo do acadêmico de enfermagem para desenvolver a competência empática junto aos pacientes a partir das metodologias ativas; Experimentar dinâmicas de ensino da empatia junto aos acadêmicos de enfermagem; Avaliar a contribuição das dinâmicas utilizadas para a formação do comportamento empático junto aos acadêmicos de enfermagem e propor uma abordagem metodológica que colabore com o aprimoramento do ensino da aprendizagem de competências empáticas na formação do enfermeiro. Método: Estudo qualitativo, descritivo, com abordagem sociopoética. A escolha por esta abordagem nos permite uma produção coletiva de conceitos e problemas que mobilizam o grupo de sujeitos envolvidos na pesquisa. Resultados esperados: Acredita-se que esse estudo contribua com a formação de enfermeiros para atuarem futuramente com pensamento crítico-reflexivo e empático para compreensão e resolutividade dos problemas dos usuários do SUS. Produto: Esta pesquisa almeja propor uma estratégia de abordagem metodológica que colabore com o aprimoramento do ensino da aprendizagem de competências empáticas na formação do enfermeiro.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Empatia; Educação em enfermagem;&nbsp;Aprendizagem baseada em problemas</p> Helga Rocha Pitta Portella Figueiredo, Claudia Mara de Mello Tavares Copyright (c) 2019 Revista Pró-UniverSUS http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/2066 Thu, 19 Dec 2019 11:23:49 -0300