Situações-problema de clientes com disfagia orofaríngea e seus nexos no cuidado em fonoaudiologia e enfermagem.

Autores

  • Suelem Frian Couto Dias UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Gisella de Carvalho Queluci UFF
  • Amanda Ribeiro Mendonca UFF
  • Vinicius Rodrigues de Souza UFF

Palavras-chave:

Transtornos de deglutição, disfagia, fonoaudiologia, enfermagem.

Resumo

Introdução: A disfagia orofaríngea é um transtorno de deglutição que pode atingir qualquer parte do sistema digestivo e oral, considerada um sintoma importante de várias doenças. Sua detecção precoce é fundamental, a fim de evitar complicações clínicas. Identifica-se o papel importante do residente de enfermagem nesse contexto, por estar maior parte do tempo junto aos clientes e por seu processo de trabalho focar no cuidado integral ao indivíduo. Traz como problemática a falta de maior enfoque sobre a disfagia nos cursos de formação de enfermagem e mesmo na residência onde se poderia ampliar os debates sobre a disfagia. Objetivos: descrever situações-problema de clientes com disfagia orofaríngea, discutir o cuidado interdisciplinar fonoaudiologia e enfermagem e elaborar um material de orientação acerca dos cuidados de enfermagem e fonoaudiologia numa perspectiva de aprendizagem situacional. Materiais e Métodos: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, embasado na metodologia da aprendizagem baseada em problema. Os participantes serão os residentes de enfermagem de um hospital Federal e os aspectos éticos serão respeitados conforme a Resolução 466/12. Resultados: Espera-se contribuir para ampliação do conhecimento dos enfermeiros sobre a disfagia e promover a integração do cuidado interdisciplinar fonoaudiologia e enfermagem. Discussão: É muito citada nas produções científicas a importância da enfermagem em se aprimorar nos sinais e sintomas da disfagia. Assim, a discussão interdisciplinar das situações-problemas destes clientes poderá promover melhorias na assistência. Considerações finais: Os estudos e a descrição das situações-problema de clientes com disfagia necessitam ser desenvolvidos a fim de prover medidas básicas de qualidade a estes clientes.

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Biografia do Autor

Suelem Frian Couto Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Fonoaudióloga, Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Gisella de Carvalho Queluci, UFF

Professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Amanda Ribeiro Mendonca, UFF

Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Vinicius Rodrigues de Souza, UFF

Mestrando do programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/EEAAC, Universidade Federal Fluminense/UFF

Referências

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Publicado

2017-12-01