O empoderamento de educadores para efetivação das ações de promoção em saúde

Autores

  • Mariana da Rocha Marins Universidade Federal Fluminense
  • Donizete Vago Daher Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Promoção em saúde, saúde do pré-escolar, empoderamento, educação entre pares.

Resumo

Introdução: o Ministério da Saúde estabeleceu em 2006 o Programa Saúde da Escola, vinculando os cuidados da saúde com a educação e visando uma melhor qualidade de vida aos escolares. Através desse estudo busco construir vínculos com os educadores de uma creche municipal para fins de empoderá-los, mostrando a estes que podem atuar como multiplicadores de hábitos saudáveis/ determinantes de saúde no seu contexto de trabalho. Materiais e métodos: será realizado um encontro para apresentação do projeto a dez educadores e posteriormente discutiremos sobre as fragilidades e potencialidades do trabalho como educadores, selecionando de maneira participativa os temas que serão abordados durante toda a pesquisa. Será utilizada para nortear o planejamento das ações a metodologia da educação entre pares, que objetiva gerar empoderamento dos atores da pesquisa, que passarão posteriormente a ser multiplicadores entre seus colegas de creche. Resultados: espera-se mudanças nas formas dos educadores compreenderem a promoção em saúde e de a efetivarem com revisão e reorientação de hábitos de vida infantil. Por fim espera-se o empoderamento dos educadores, justificando o uso da educação entre pares no ambiente pré-escolar. Discussão: no primeiro contato com os educadores foi comprovado o interesse na participação da pesquisa, aumentando a expectativa em relação à efetivação da promoção em saúde no âmbito pré-escolar. Considerações finais: conclui-se que a parceria entre a saúde e a educação constitui um grande veículo para promover saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana da Rocha Marins, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira especialista em saúde da família, mestranda em ensino na saúde pela EEAAC (Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa) da Universidade Federal

Donizete Vago Daher, Universidade Federal Fluminense

Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense; Pós-doutora pela Faculdade de Enfermagem da UERJ e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Pt.; Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP; Mestre em Educação (UERJ), Especialista em Metodologia do Ensino Superior.

Referências

Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2014 Mar [cited 2015 Nov 12];9(3):829-40. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=63030163016

Ministério da Saúde (BR), Organização Pan-Americana de Saúde. Escolas Promotoras de Saúde: experiências do Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.

Ministério da Saúde (BR). Adolescentes e jovens para a educação entre pares: saúde e prevenção nas escolas: volume 3. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-12