O educador físico e a promoção da saúde do escolar: corporeidade e criatividade

Autores

  • Flávio Alves de Oliveira Universidade Federal Fluminense / Aluno di Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.
  • Cláudia Mara de Melo Tavares Universidade Federal Fluminense.
  • Augusto Luis Medeiros Amaral Universidade Federal do Rio Grande /FURG

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação Física, Treinamento e Saúde Escolar

Resumo

Trata-se de um projeto de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, cujo objeto de estudo é a prática do educador físico na promoção da saúde do escolar intermediada pela arte. O objetivo geral é potencializar as aulas de educação física escolar intermediada pela arte de forma a promover saúde. E os objetivos específicos são analisar a prática do educador físico no que se refere à arte e corporeidade com alunos do ensino fundamental e discutir as possibilidades criativas no processo de ensino-aprendizagem e promoção da saúde da criança durante as aulas de educação física. Estudo de campo com abordagem Sociopoética, a ser realizado numa Escola Municipal do Rio de Janeiro. Os participantes serão doze crianças entre nove e treze anos de idade cursando o quinto ano do Ensino Fundamental, e os aspectos éticos serão respeitados conforme a resolução nº 466/2012. O produto da pesquisa será um dispositivo com inspiração Sociopoética imbricado na obra Parangolé de Hélio Oiticica associada às experimentações oriundas da produção de dados que potencializem a promoção da saúde do escolar. A discussão ocorrerá com autores que dissertem sobre esse processo criativo e as experimentações estéticas que inspiraram o desenho da produção de dados. Por tratar-se de uma nota prévia o estudo ainda não dispõe de conclusão. O caminho até então percorrido demonstra aceitação por parte do cenário e sujeitos da pesquisa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Alves de Oliveira, Universidade Federal Fluminense / Aluno di Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.

Educador Físico. Professor do Município do Rio de Janeiro.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense.

Enfermeira. Pós-Doutora. Professora Titular e Coordenadora Geral da Pós-graduação da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

 

Augusto Luis Medeiros Amaral, Universidade Federal do Rio Grande /FURG

Cientista Social. Pós-doutorando. Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande-RS,Brasil.

Referências

Freire P. Pedagogia do Oprimido, 50a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

Oiticica H. Museu é o mundo. São Paulo: Itaú Cultural, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 96 p.: il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24).

Brasil. Resolução CNE/CEB7/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de dezembro de 2010, Seção 1, p. 34. Define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica.

Brasil. Lei No. 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção,proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20set. 1990a. Seção1. p. 18055-. 18059

Gauthier J. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais.1.ed. Curitiba: Editora CRV, 2012

Tavares CMM. Como desenvolver experimentações estéticas para produção de dados na pesquisa sociopoética e abordagens afins? Revista Pró-UniverSUS. 2016 Jul./Dez.; 07 (3): 26-31.

Elias ADS, Oliveira FA, Tavares CMM, Muniz MP, Abrahão AL, Silva LSAH. Sociopoética: laços entre arte e educação. Revista Pró- UniverSUS. 2016 Jan./Jun.; 07 (2): 39-42.

Downloads

Publicado

2017-12-12