Educação permanente concepções, desafios e possibilidades segundo a equipe multidisciplinar de um programa gerontológico

Autores

  • Irinea Gomes Meneses universdidade Federal Fluminese Aluna do Mestrado Profissional de Educação e saúde
  • Edmundo Drummond Alves Junior Doutor em Educação Física, professor da Universidade Federal Fluminense. Vice-diretor do Instituto de Educação Física. Coordenador do Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física (GPEAF) e do Projeto Vida Saudável em Niterói e São Gonçalo.

Palavras-chave:

Educação Permanente, Educação Continuada, Pessoal de Saúde, Planos e Programas de Saúde, Envelhecimento.

Resumo

Introdução: O aumento progressivo da população idosa e das enfermidades crônicas, torna cada vez mais prioritária a educação permanente dos profissionais de saúde visando o atendimento das necessidades dos idosos. Têm-se como objetivos conhecer as concepções da equipe multiprofissional e gestores do Programa Gerontológico, acerca da Educação Permanente (EP); descrever os fatores intervenientes mencionados pela equipe multiprofissional e gestores do PG na eventual adesão ás ações de EP; e analisar os conteúdos teóricos, práticos e as estratégias considerados fundamentais pela equipe multiprofissional e gestores para compor um Programa de Educação Permanente; elaborar um Programa de Educação Permanente com a equipe multiprofissional e gestores à partir das concepções, conteúdos e estratégias por eles manifestados. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário será um Programa Gerontológico, desenvolvido em um Instituto de Atenção à Saúde de uma Universidade Pública, no município do Rio de Janeiro. Os participantes serão os membros da equipe multiprofissional e os gestores do referido programa. Na coleta de dados será utilizado um formulário para caracterização sociodemográfica e educacional, e o grupo focal, após será realizada análise de conteúdo temática. Resultados esperados: Espera-se contribuir para uma reflexão que se traduza na organização do processo de trabalho e na busca pelo aprimoramento da prática assistencial qualificada e resolutiva. Pretende-se que através dos resultados desse trabalho se tenha subsídios para planejar normas de melhoria em um método educativo em um Programa Gerontológico, possibilitando um produto final da pesquisa a elaboração de um Programa de Educação Permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irinea Gomes Meneses, universdidade Federal Fluminese Aluna do Mestrado Profissional de Educação e saúde

Funcionaria da Universidade Federal do Instituto São Francisco de Assis/HESFA/UFRJ,  lotada no Programa de Assistência integral Á Pessoa Idosa/Unidade da Terceira Idade/PAIPI/UNTI, á vinte sete anos. Realizo um grupo de Pintura de vidros e  em tecidos já quinze anos. O objetivo desse grupo é elevar a auto-estima, expressar a sua alegria interior, socializar-se  com  outros participantes , que frequentam o Centro de Convivência.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para o setor e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 fev. 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política nacional de educação permanente em saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009.

Backes DC, Colomé JS, Erdmann RH, Lunardi VL. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas O MUNDO DA SAÚDE [Internet]. 2011 [citado em 5 jan. 2016]; 35(4):438-42. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/grupo_focal_como_tecnica_coleta_analise_dados_pesquisa_qualitativa.pdf

Pizzol SJS. Combinação de grupos focais e análise discriminante: um método para tipificação de sistemas de produção agropecuária. Rev. Econ. Sociol. Rural [Internet]. 2004 [citado em 5 jan. 2016];42(3):451-68. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/resr/v42n3/24505.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Resolução CNS Nº 466, de 12 de dezembro de 2012 .Estabelece Diretrizes e Normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012. [citado em 2016 Jul 20]. Disponível em <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Centro de estudos espíritas Allan Kardec (CEEAK) [Internet]. Dinâmicas de integração e aquecimento. Sonhar acordado (relaxamento). 2016. [citado em 2016 Jul 20]. Disponível em: <http://www.dij.ceeak.ch/dinmicas/dinmicas_de_integraco_e_aquecimento/sonhar_acordado_relaxamento/index.html>

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-12