O diário como ferramenta de trabalho na análise institucional: a escrita implicada em um serviço de gestão em saúde
Palavras-chave:
Análise institucional, Intervenção, Campo de análise.Resumo
Esse estudo apresenta o relato de experiência sobre o uso do diário como ferramenta da análise institucional (Hess & Lourau), para atender às exigências da disciplina do doutorado da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, denominada de Processo de trabalho, promoção e a micropolítica do cuidar em saúde. Os diários de campo foram escritos pelo próprio aluno a partir de suas vivências diárias no serviço municipal de saúde em que atua. Teve como objetivos: (a) descrever os diários do cotidiano do sujeito do estudo e (b) identificar na escrita (implicada) dos diários, conceitos de implicação e sobreimplicação, instituinte e instituído. Foi realizado um estudo empírico com abordagem qualitativa a partir do referencial da Análise Institucional. Foram registrados 5 diários institucionais relatando o cotidiano do sujeito do estudo a respeito de suas funções em sua área de atuação, Conclusão (Autoanálise): na descrição dos diários institucionais evidenciou-se elementos de implicação no contexto do cotidiano do sujeito., acomodação e manutenção do que está instituído. Concluiu-se que a utilização do diário institucional como ferramenta para análise institucional, permitiu a elucidação e a problematização do cotidiano do serviço e abriu opções para propostas efetivas de melhoria da qualidade dos serviçosDownloads
Referências
L’Abbate, S. A Análise Institucional e a Saúde Coletiva In. Ciência e Saúde Coletiva.
V. 8 n° p. 1 265 – 274, 2003.
Lourau R. Análise Institucional de práticas de pesquisa. Curso ministrado na UERJ –
Universidade Estadual do RJ, 1993.
Hess, R.; Savoye, A Análise Institucional. Tradução de João Batista Martins e Heliana
de Barros Conde Rodrigues. São Carlos: Rima, 2006. No prelo.
Hess R. O momento do diário de pesquisa na educação. 5º Seminário de Pesquisa
Transdisciplinar „„As Três Ecologias de Félix Guattari‟‟ (2003).
Monceau, G. (2008). Implicação, sobreimplicação e implicação profissional. Fractal.
Revista de Psicologia, 20(1), pp.19-26.Monceau (2008),
Pezzato, Luciane M.; L'abbate, Solange. O uso de diários como ferramenta de
intervenção da Análise Institucional: potencializando reflexões no cotidiano da
Saúde Bucal Coletiva. Physis (UERJ. Impresso), v. 21, p. 1297-1314, 2011.
BAREMBLIT, Gregório F.. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes:
teoria e prática. Rio de Janeiro. Rosa dos Tempos, 1992.
Abrahão, Ana Lucia ; PEZZATO, L. M. ; JESUS, A. F. . O uso do diário como
ferramenta estratégica da Análise institucional na formação das equipes de saúde. O
caso do Dom Queixote. In: Solange L'Abbate; Lucia Cardoso Mourão; Luciane Maria
Pezzato. (Org.). Análise Institucional e Saúde Coletiva no Brasil. 1ed.São Paulo:
HUCITEC, 2013, v. 1, p. 65-79. (Barus-Michel, 2004, p.129).
Sanpaio TB, Mourão LC. de Almeida ACV A influência do corpo do docente de
enfermagem na prática pedagógica. Revista Pró-UniverSUS. 2016 Jul./Dez.; 07 (3):
-55.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/