Perfil dos professores e formação profissional com compromisso social: estudo de caso

Autores

  • Miriam Marinho Chrizostimo Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) http://orcid.org/0000-0001-7498-4637
  • André Augusto Pereira Brandão Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Superior, Formação Profissional, Enfermeiros.

Resumo

Introdução: Historicamente, a formação profissional do enfermeiro abarca campos da educação e da saúde. O objeto desta investigação está centrado no perfil dos docentes das escolas de enfermagem federais para cumprimento do Projeto Pedagógico de Curso, com vista ao exercício e a prática com compromisso social. Este estudo se justifica pelo entendimento do perfil dos professores entrelaçado com o pano de fundo que é a formação profissional e o compromisso social. Objetivo: Investigar o perfil profissional dos professores com a compreensão da formação de enfermeiros com compromisso social. Materiais e Métodos: Estudo de caso em 2014. Abordagem quanti-qualitativa com aporte de Pierre Bourdieu. Comitê de ética CEP/HUAP nº 277/10. Resultado: Tabelas descritivas com dados quantitativos e discussão sobre aspectos obtidos a partir da entrevista. Discussão: Violência simbólica e dominação masculina. Considerações finais: A investigação permitiu a apresentação do perfil profissional dos professores para a compreensão do abarcamento da formação de enfermeiros com compromisso social. O compromisso social suscita comportamento social, abarca ética e competência profissional na prática do enfermeiro docente e assistencial, a atitude profissional produzida pela estrutura social.

 

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Biografia do Autor

Miriam Marinho Chrizostimo, Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC)

Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa/ CNPq Gestão da formação e qualificação Profissional: Educação e Saúde

André Augusto Pereira Brandão, Universidade Federal Fluminense

Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Sociologia.

Referências

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Publicado

2017-12-01