Papanicolaou: Refletindo sobre o cuidado de Enfermagem na Atenção Básica

Autores

  • Juliana Baptiste Lauriano da Costa Moura
  • Geisa Velloso da Silva

Palavras-chave:

Enfermagem, câncer cérvico uterino, Rastreamento, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

Os objetivos deste estudo são Identificar as Estratégias que estão sendo utilizadas pelos Enfermeiros das Estratégias Saúde da Família para conseguir a adesão das mulheres ao exame Papanicolaou, conhecer as dificuldades e/ou facilidades para implementar o rastreamento para a detecção precoce das lesões precursoras do câncer do colo do útero e analisar a eficácia das estratégias utilizadas para efetivar o rastreamento do câncer do colo do útero. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A amostra do estudo foi composta por 10 enfermeiras assistencialistas das ESFs do município de Vassouras, RJ. A coleta de dados ocorreu de março à abril de 2016, a produção dos dados foi a partir de entrevista por meio de um questionário semi-estruturado. Foram identificados aspectos centrais e relevantes acerca das estratégias utilizadas para a adesão das mulheres ao papanicolaou. Os resultados apontam a importância da atuação do enfermeiro nas equipes da Estratégia de Saúde da Família, no cenário da prevenção do câncer do colo do útero, por sua maior proximidade com a comunidade. No entanto, foi constatado que há urgência das profissionais modificarem sua abordagem e as estratégias utilizadas para conseguirem adesão das mulheres ao exame papanicolaou. Observamos que as estratégias são frágeis e não contempla a sensibilização das mulheres a adesão ao exame. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sanches el. “Prevenção do HPV: A utilização da vacina nos serviços

de saúde”. Revista Saúde e Pesquisa, v. 3, n. 2, maio/ago. 2010.

Mattos CTD, Silva GSV, Oliveira TS, Souza MMT. Percepção da mulher frente ao diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero - Subsídios para o cuidado de enfermagem. Revista Pró-UniverSUS. 2014 Jan./Jun.

Instituto nacional de câncer (Brasil). Estimativa 2016. Incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

Instituto Nacional do Câncer (Brasil). Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer: 2011.

Instituto Nacional do Câncer. Colo do Útero. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/definicao. Acesso em 29/03/2016.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. O câncer e seus fatores de risco: o que a educação pode evitar? 2ª ed. Rio de Janeiro; 2013

Oliveira, E.M; Spiri, W.C. Programa Saúde da Família; a experiência da equipe multiprofissional. Rev. Saúde Pública, v.40, 2006.

Cruz L.M.B, Loureiro R.P. A comunicação na abordagem preventiva do câncer do colo do útero: importância das influencias histórico-culturais e da sexualidade feminina na adesão às campanhas. Saúde Soc. 2008;

Lavillec, Dionne. Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Silva, Geísa Sereno Velloso. A Incerteza Criativa: O Modelo Teórico do “Intuir Empático” Subsidiando o Cuidado de Enfermagem de Saúde Mental no Programa de Saúde da Família. Dissertação do Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery, 2012.

Pinho. A.A, França Júnior I. Prevenção do câncer de colo do útero: um modelo teórico para analisar o acesso e a utilização do teste de Papanicolaou. Rev Bras Saude Mater Infant. 2003.

Brasil. Instituto Nacional do Câncer Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA; 2011.

Bardin, L, Análise de Conteúdo. tradução de Luís A. Reto e Augusto Pinheiro. 5ed. Lisboa: edições 70,2009.

Minayo,Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

Downloads

Publicado

2017-06-02