Tipos de liderança adotados pelo enfermeiro no âmbito hospitalar

Autores

  • Isadora Reis Oliveira
  • Lília Marques Simões Rodrigues

Palavras-chave:

Enfermagem, Liderança, Serviços de Saúde.

Resumo

A pesquisa tem como objeto de estudo conhecer os tipos de liderança em enfermagem  encontrados no âmbito hospitalar, apresentando como objetivo identificar o tipo de liderança que melhor se aplica a enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva exploratória onde pesquisou-se na Biblioteca virtual BIREME na base de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, no período 2005 a 2015, com os seguintes descritores: liderança, serviços de saúde, enfermagem. Quanto ao principal tipo de liderança prevaleceu a situacional que busca resolver os problemas de forma imediata, seguida da liderança autocrática, confundida com o autoritarismo. Concluiu-se neste estudo a necessidade de inserção de enfermeiros na busca pela especialização em liderança hospitalar, a fim de conquistar o respeito da equipe de enfermagem e a influência sobre esta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amestoy, SC; Cestari, ME; Thofehm, MB; Milbrath,VM; Trindade,LM; Backes,VMS. Processo de formação de enfermeiros líderes. Rev Bras Enferm, Brasília 2010 nov-dez; 63 (6): 940-5.

Marcondes FL, Tavares CMM, Santos GS, Silva TN, Silveira PG. Capacitação profissional de enfermagem na atenção primária à saúde: Revisão integrativa. Revista Pró- UniverSUS. 2015 Jul./Dez.; 06 (3): 09-15.

Montezeli, JH; Peres, AM; Bernardino, E. Competências gerenciais requeridas de enfermeiros em um pronto-socorro. J. res.: fundam. care. online 2013. jul./set. 5(3):245-52.

Pereira, LA; PRIMO, Luciene S; Tomaschewski-barlem, JG; Barlem, ELD; Ramos, AM; Hirsh, CD. Enfermagem e liderança: percepções de enfermeiros gestores de um hospital do sul do Brasil. J. res.: fundam. care. online 2015. jan./mar. 7(1):1875-1882.

Rodrigues, LMS; Tavares, CMM; EliasADS. Interação, ensino e serviço de saúde para o desenvolvimento do estágio supervisionado em enfermagem na atenção básica. Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online); 6(1): 414-424, jan.-mar. 2014. tab.

Downloads

Publicado

2017-12-01