Peplau X Orem: Interação e Autocuidado como Estratégia da Assistência de Enfermagem

Autores

  • Antonia Monteiro Braga
  • Eliara Adelino da Silva

Palavras-chave:

Enfermagem, Interação, Cuidado, Assistência, Feridas.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa por meio de um relato de experiência. A autora versa sobre o paciente portador de ferida e as aplicabilidades das Teorias de Hildegard Peplau e Dorotéia Orem como estratégia para a assistência de enfermagem. Tendo como objeto: Peplau X Orem: Interação e Autocuidado como Estratégia da Assistência de Enfermagem. Foram traçadas as seguintes questões norteadoras: Como a Teoria de Peplau poderá ser utilizada como estratégia pelo enfermeiro junto ao paciente portador de ferida? Como a Teoria de Orem poderá contribuir para o autocuidado do portador de ferida? A partir desses questionamentos surgiu os seguintes objetivos: descrever como a Teoria de Peplau pode ser utilizada como estratégia pelo enfermeiro junto ao paciente portador de ferida. Descrever como a Teoria de Orem poderá contribuir para o autocuidado do portador de ferida. Esse relato permitiu descrever possibilidades das Teorias de Relacionamentos Interpessoais de Peplau e da Teoria do Autocuidado de Orem, como estratégia para assistência de enfermagem ao paciente portador de feridas, ressaltando os princípios científicos que podem ser utilizados pelo profissional enfermeiro, a partir destes teóricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Silva ES. Feridas crônicas: conhecimento e importância do tratamento sob a ótica do paciente. 2011. 64f. Monografia [Especialização em Saúde Pública] - Faculdade Adventista da Bahia, Cachoeira.

Lino LAV. Dependência funcional e auto-estima na pessoa com ferida crônica. 2013. 122f. Dissertação [Mestrado em Feridas e Viabilidade Tecidular] – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

Souza MKB, Matos IAT. Percepção do portador de ferida crônica sobre sua sexualidade. Rev. enferm. UERJ. 18(1):19-24, 2010.

Ferreira MA. Enfermagem - arte e ciência do cuidado. Esc Anna Nery Rev Enferm. 15(4): 664-666, 2011.

MINAYO, Maria Cecília S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

Catrib PRVM, Oliveira ICS. A cartografia na enfermagem: uma proposta de abordagem metodológica. Esc Anna Nery Rev Enferm. 14(2):399-405, 2010.

Braga CG, Silva JV (Orgs). Teorias de enfermagem. São Paulo: Iátria, 2011. 252 p.

César TPO, Cassino PCR, Souza MMT. Análise sobre educação ambiental na atenção básica. Revista Pró-UniverSUS. 6(3):5-7, 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-02