A enfermagem frente à educação permanente na prevenção e no controle da infecção hospitalar

Autores

  • Adriana Carbanez Silva
  • Lília Marques Simões Rodrigues
  • Marilei de Melo Tavares e Souza
  • Rosália de Souza Bibiano

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Permanente, Infecção Hospitalar

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar as dificuldades encontradas por enfermeiros no processo de educação permanente em saúde voltado para a conscientização da infecção hospitalar. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, fundamentada no modelo de análise de dados de Bardin do tipo classificatória. Assim, foi construído um instrumento para coleta de dados, um questionário contendo perguntas abertas, discutindo sobre a enfermagem diante da educação permanente na prevenção e no controle da infecção hospitalar. Participaram do estudo 17 enfermeiros do Hospital Universitário Sul Fluminense, localizado no município de Vassouras, interior do estado do Rio de Janeiro. Obtiveram-se como resultados as dificuldades encontradas para a realização da educação permanente na prevenção e controle da infecção hospitalar, podendo concluir que os problemas existem e que os enfermeiros têm consciência da importância da atividade no contexto da infecção hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bardin L. (1979). Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70.

Brasil MS. (2007). Portaria GM/MS nº 1.996 , de 20 de agosto de 2007.

Brasil MS. (2009). Programa de Controle de Infecção Hospitalar, Diretoria Geral de Taguatinga. Disponível em www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00007579, acesso em 08/06/2012 às 23h15min.

Ceccim F. (2009). Educação Permanente em Saúde. Disponível em www.epsjv.fiocruz.br, acesso em 24/05/2012 às 21h 50min.

Cucolo DF, Faria JIL, Cesarino CB. (2007). Avaliação emancipatória de um Programa Educativo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. Acta paul. enferm. vol.20 no.1 São Paulo Jan./Mar.

Fontana RT, Lautert L.(2006). A prevenção e o controle de infecções: um estudo de caso com enfermeiras. Rev. bras. enferm. vol.59 no.3 Brasília May/June.

Godoy, Oliveira. (2009). Plantão de Enfermagem: o cotidiano da assistência de enfermagem numa unidade hospitalar-Rio de Janeiro: Nogueira Rio: Rovelle.

Jesus MCP, Figueiredo MAG, Santos SMR, Amaral AMM, Rocha LO, Thiollent MJM. (2011). Educação Permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev. Esc. Enfermagem USP.

Lampert E. (2007). Educação permanente: limites e possibilidades no contexto da América Latina e Caribe. Periódicos.

Melara SVG, Beccaria ML, Carta A, Contrin LM. (2006). Motivação de uma equipe de enfermagem em um centro de terapia intensiva. Arq. Ciên. Saúde.

Mendonça N. (2011). Necessidades e dificuldades de tutores e facilitadores paraimplementar a política de saúde em um município de grande portenho estado do Pará-Brasil, Interface – Comunicação, Saúde, Educação, vol. 15, nº38.

Pereira MS, Souza ACS, Triple AFV, Prado MA. (2005). A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidar da enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem, Florianópolis, v.14, nº 02.

Santos AMR, Cabral LAF, Brito DS, Madeira MZA, Silva MEDC, Martins MCC. (2008). As representações sociais da infecção hospitalar elaboradas por profissionais de enfermagem. Rev. bras. enferm. vol. 61 n..4 Brasília July/Aug.

Silva GM, Seiffert OMLB. (2009). Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica. Rev. Bras. Enfermagem.

Downloads

Publicado

2016-12-07