Dor total nos pacientes em cuidados paliativos oncológicos: Percepção fenomenológica dos residentes de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.4051

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender a percepção fenomenológica dos residentes de enfermagem sobre a dor total na atenção paliativa oncológica, sob a ótica de Merleau-Ponty. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa na percepção fenomenológica de Merleau-Ponty, realizada no setor de internação de uma Unidade Hospitalar de Cuidados Paliativos, pertencente a um Centro de Referência de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Ministério da Saúde, localizado no Município do Rio de Janeiro, Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e fenomenológica, no período de agosto a novembro de 2022. A amostra, composta por 20 residentes, foi por conveniência e realizada pelos critérios de saturação e redundância dos dados. As informações foram organizadas e analisadas seguindo o rigor metodológico de Amedeo Giorgi. Após a análise ancorada no referencial metodológico de Amedeo Giorge, emergiram quatro categorias, sendo uma delas: “Percebendo o significado e o sentido da vida ao analisar a Dor Total”, tendo como subcategorias: A percepção do sentido da vida ao trabalhar/lidar com a dor do ser e Influição da ausência do saber/compreensão sobre a Dor Total.  Assim, a pesquisa mostrou as dificuldades encontradas pelos profissionais em formação dentro de uma unidade de cuidados paliativos, no que se refere a dor total. Faz-se necessário na rotina desses profissionais, desenvolver estratégias para ampliar saberes, com a finalidade de contribuir na formação e conhecimento constante dos membros da equipe de enfermagem.

Palavras-Chave: Cuidados Paliativos; Dor Intratável; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Alves Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Ensino na Saúde, UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Doutora, Docente Permanete do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-MPS/UFF. Professora Titular da UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Doutora, Docente Permanete do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde-MPS/UFF. Professora Titular da UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Alex de Azeredo Siqueira, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Doutor, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Conceição Grazielle Teixeira Frederico, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Mestre em Ensino na Saúde, UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Eliane Cristina da Silva Pinto Carneiro, Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Doutora, Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23