O Ensino de enfermagem relacionado à assistência de enfermagem às gestantes usuárias de álcool e drogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.4032

Resumo

O uso, o abuso de álcool e outras drogas durante a gestação constitui um dos transtornos psiquiátricos mais frequentes na gestação. Os efeitos do uso de substâncias são extremamente nocivos à saúde materna e ao desenvolvimento fetal. Objetiva-se identificar o desenvolvimento de competências de acadêmicos de enfermagem relacionados à assistência às gestantes usuárias de álcool e outras drogas durante a formação acadêmica. Elaborar uma proposta de cuidados de enfermagem e habilidades profissionais necessárias para assistência de enfermagem às gestantes usuárias de álcool e outras drogas. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, realizado em um Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e drogas (CAPS AD) do município de Nova Friburgo-RJ no qual cinco acadêmicos de enfermagem de uma determinada instituição de saúde foram entrevistados por meio do preenchimento de um questionário e seus depoimentos constituíram evidências temáticas. Assim, os resultados apontam que: a temática foi pouco explorada durante a graduação e de forma superficial. Os discentes, em seu período final de formação, não se sentem preparados para assistir essas gestantes. Conclui-se, evidencia-se a necessidade de enfatizar a temática nos ambientes acadêmicos, aprimorando competências que os profissionais de enfermagem necessitam desenvolver para atuar com este público específico.

Palavras-Chave: Ensino de enfermagem; Gestantes; Assistência de Enfermagem; Usuários de drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Alves Correa Bittencourt, Universidade Federal Fluminense (MPES)

Discente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no SUS: Formação do docente interdisciplinar, Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

Helen Campos Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no SUS: Formação do docente interdisciplinar, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23