Educação permanente na reorganização do processo de trabalho de uma emergência hospitalar: um diagnóstico situacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3910

Resumo

A emergência hospitalar desempenha um papel crucial na redução de óbitos e possíveis complicações advindas de situações potencialmente críticas. Entretanto, é possível observar diversas fragilidades teórico-práticas por parte dos trabalhadores da unidade de emergência, de modo a comprometer a assistência ao paciente. Assim, este estudo visa realizar um diagnóstico situacional com a equipe de emergência sobre as ações educativas necessárias para a melhoria do processo de trabalho. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem metodológica qualitativa, estruturada na primeira fase da Pesquisa Convergente Assistencial. Os participantes do estudo foram os trabalhadores do setor de emergência do Hospital Geral de Arraial do Cabo. Para a coleta de dados foi foram realizadas entrevistas individuais com questões semiestruturadas, que foram analisadas a partir da análise de conteúdo Bardin. A análise de conteúdo gerou duas categorias e duas subcategorias. Observou-se que os profissionais de saúde têm dificuldade em diferenciar a Educação Permanente da Educação Continuada. Os profissionais sugeriram como estratégias a realização de ações educativas frequentes, em grupos, alinhadas com as demandas profissionais, além de considerarem a inclusão e comunicação multiprofissional, utilizando-se das tecnologias relacionais para o fortalecimento do processo educativo. O diagnóstico situacional demostrou a percepção dos trabalhadores sobre a ausência de ações educativas, o significado da Educação Permanente para eles, bem como os estimulou a refletir sobre estratégias para inserção da prática educativa no setor, trazendo visibilidade para as relações multiprofissionais e relacionais, a necessidade de escuta e diálogo entre os trabalhadores e gestores, e a valorização do esforço coletivo.

Palavras-Chave: Serviços Médicos de Emergência; Educação Permanente; Capacitação em Serviço; Administração de Serviços de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabryella Vencionek Barbosa, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Egressa do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Elaine Antunes Cortez, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Virgínia Faria Damásio Dutra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Docente do Departamento Médico-Cirúrgico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Claudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Yasmin Saba de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Egressa do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23