O papel do enfermeiro na prevenção do desmame precoce

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3871

Resumo

O leite materno é o principal e único alimento que deve haver na vida de um bebê até seus seis meses de vida, porém existem dificuldades que fazem com que haja conflitos para um aleitamento materno exclusivo de sucesso, resultando em um desmame precoce. O objetivo geral do estudo é compreender a importância do papel do enfermeiro frente à prevenção do desmame precoce. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, realizada através de busca na literatura de pesquisas que guardam familiaridade com o problema em questão. É de extrema importância que o enfermeiro seja um agente de mudanças, capaz de fornecer suporte não apenas para questões relacionadas às mamas, mas também para oferecer apoio emocional. Isso é essencial para auxiliar no enfrentamento do medo e da ansiedade que podem estar presentes e prejudicar esse período de amamentação. Além de fornecer orientações técnicas, o enfermeiro deve estar preparado para ouvir as preocupações e sentimentos das mães, proporcionando um ambiente acolhedor e de confiança. Ao abordar tanto as necessidades físicas quanto emocionais das mães, o enfermeiro desempenha um papel fundamental no apoio integral durante o processo de amamentação. Percebe-se que o papel do enfermeiro é de grande importância na prevenção do desmame precoce, pois o mesmo tem a oportunidade de acompanhar a mulher desde o início da gestação, até após o nascimento, podendo proporcionar a oportunidade de uma lactação de sucesso.

Palavras-Chave: Enfermagem; Desmame Precoce; Aleitamento Materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Amancio Soares Lima, Universidade de Vassouras

1Discente do curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Jannaína Sther Leite Godinho da Silva, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem, Mestre Professora do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem, Mestre Professora do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Vassouras, Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Eliara Adelino da Silva, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem, Mestre Professora do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil. 

Thainá Oliveira Lima, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Enfermagem, Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-12-23