A Espiritualidade na Maternidade Atípica: Uma Reflexão com Base no Referencial Teórico de Victor Frankl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3859

Resumo

Resumo

A maternidade atípica desafia as convenções sociais e traz consigo um conjunto único de desafios e experiências para as mulheres que a vivenciam. Neste artigo de reflexão, exploramos a importância da espiritualidade como um recurso fundamental para enfrentar esses desafios e encontrar significado na jornada da maternidade atípica. Utilizando o referencial teórico do renomado psicólogo Viktor Frankl, que enfatiza a busca por sentido e propósito na vida, examinamos como a espiritualidade pode fornecer um apoio emocional e psicológico essencial para as mães que enfrentam circunstâncias únicas e muitas vezes difíceis. Além disso, discutimos a relevância da espiritualidade na construção de resiliência, na promoção do bem-estar emocional e no fortalecimento dos laços familiares durante essa jornada desafiadora.

Palavras-chave: crianças com deficiência; espiritualidade; relação mãe/cuidador familiar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilza Aparecida Handan de Deus, Universidade Federal Fluminese

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado na Saúde ( UFF), Mestre em Ensino na Saúde - Formação Docente Interdisciplinar para o SUS (UFF)

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminese

Professora Titular da UFF. Professora Distinguida estrangeira do Programa de Posgrado de medicina, enfermagem e saúde pública da Universidade Nacional de Trujillo/Perú e integra grupo de pesquisa da UNT. Fenomenóloga. Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH), doutora em Filosofia e doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) 

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminese

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde PACCS (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo (UNT), Perú

Verônica Bessa de Paulo, Universidade Federal Fluminese

Advogada. Doutoranda em Ciências do cuidado na Saúde(UFF). Mestre em Ciências do Cuidado na Saúde (UFF) 

Rita de Cássia Ferreira da Silva, Universidade Federal Fluminese

Enfermeira. Doutoranda em Ciências do Cuidado na Saúde ( UFF), Mestre em Ensino na Saúde - Formação Docente Interdisciplinar para o SUS (UFF)

Downloads

Publicado

2023-07-29