Percepção dos residentes multiprofissionais acerca da espiritualidade no processo de sedação paliativa oncológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14iEspecial.3855

Resumo

Objetivos: Identificar a percepção dos residentes multiprofissionais acerca da espiritualidade no processo de sedação paliativa oncológica. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório com referencial teórico na fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, realizado no setor de internação de um centro de referência nacional em tratamento oncológico no Rio de Janeiro/Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e fenomenológica, no período de agosto a outubro de 2022. A amostra, composta por 20 residentes, foi por conveniência e realizada pelos critérios de saturação e redundância dos dados. Resultado: Após a análise ancorada no referencial metodológico de Amedeo Giorge, emergiram quatro categorias, sendo uma delas “A comparência da espiritualidade no processo de sedação paliativa”, tendo como subcategorias: A suspicácia do fenecimento; Adoecimento familiar e; Compaixão na sedação paliativa. Conclusão e implicações na prática: Observa-se a necessidade de profissionais enfermeiros e demais categorias interdisciplinares atuantes em cuidados paliativos buscar apoio para o enfrentamento de suas atividades laborais, assim como a importância e necessidade de maior atenção à formação profissional em saúde, bem como às práticas clínicas no campo da espiritualidade.

Palavras-chave: Sedação Consciente; Percepção; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Titular da UFF. Fenomenóloga. Doutora e Pós-Doutora em Filosofia (UERJ/IFCH); Doutora em Psicologia Social (UERJ/IFCH) e Doutora em enfermagem (UFRJ/EEAN). Mestre em Filosofia (UERJ/IFCH), mestre em enfermagem (UFRJ/EEAN); especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UERJ/IFCH) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty" ; especialista em Psicanálise e saúde Mental com ênfase nos estudos em Freud e Lacan (UERJ/IFCH). É especialista em novas metodologia do ensino de enfermagem (UFRJ/EEAN). Bacharel em enfermagem (UFF), bacharel em psicologia (UCL), bacharel em filosofia ( UFRJ/IFCS) e licenciada em filosofia (IFCS/UFRJ). Professora Distinguida estrangeira do Programa en Ciencias de Enfermería de la Escuela de Posgrado da Universidade Nacional de Trujillo/Perú (UNT). Professora Honorária da Universidade Nacional de Tumbes/Perú. Coferenciata internacional. (UNTUMBES).

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde- PACCS (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo (UNT), Perú. Docente Colaboradora Externa da Escuela Internacional de Posgrado en Ciencias de la Salud, Universidad de Granada (UGR), España. Professora Honorária da Universidade Nacional de Tumbes/Perú (UNTUMBES).

Amélia Marina Morillas Bulnes, Universidad Nacional de Trujillo

Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional de Trujillo com grau de Doutor em Saúde Pública e Doutor em Planejamento e Gestão.  Consultor para reestruturação curricular, credenciamento universitário, sua linha de pesquisa em idosos e cuidado espiritual.

Esther Justina Ramirez, Universidad Nacional de Trujillo

Pesquisadora -Professora da Universidad Nacional de Trujillo (Bacharelado em Nutrição), Doutora em Ciências dos Alimentos (Faculdade de Farmácia), Bacharel em Nutrição (Faculdade de Nutrição).

Eliane Cristina Pinto Carneiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutora do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da UFF. Graduação em MEDICINA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em MEDICINA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), graduação em MEDICINA pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências do cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (2021). Atualmente é médica mastologista do Instituto Nacional de Câncer e medico obstetra e ultrassonografista do HOSPITAL MATERNIDADE ALEXSANDER FLEMING. , atuando principalmente nos seguintes temas: família, saúde, psico-oncologia, filosofia em enfermagem e câncer.

Downloads

Publicado

2023-07-29