Ampliação Foraminal na Endodontia - Revisão de Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3845

Resumo

Introdução: o objetivo do tratamento endodôntico é reduzir a carga microbiana dentro dos sistemas de canais radiculares e criar um ambiente propício à cicatrização. No entanto, ainda não há um consenso na literatura sobre o diâmetro do forame apical após a terapia endodôntica. Esta revisão de literatura teve como objetivo avaliar se a ampliação foraminal trás uma melhor previsibilidade de sucesso nos casos de tratamento endodôntico. Materiais e Métodos: a busca foi realizada nas bases de dados Bireme, Medline, Pubmed, Lilacs e Scielo. Foram selecionados 48 estudos. Resultados: Após a leitura de todos os resumos, foram excluídos 21, sendo a amostra do estudo, portanto, composta por 27 trabalhos. Discussão: uma pesquisa avaliaram amostras bacterianas coletadas em canais radiculares após a primeira e a segunda instrumentação. O terço apical sofreu ampliação com limas de maior diâmetro, e os pesquisadores descobriram que o aumento do terço apical resultou em aumento de redução bacteriana. Em contrapartida, outro estudo comparou a redução bacteriana intracanal em canais tratados com e sem alargamento apical das raízes linguais dos molares. Após o preparo químico mecânico a redução da carga bacteriana não foi significativamente diferente. Conclusão: não há um consenso no arcabouço literário sobre o assunto, porém com base na literatura consultada, preparos com diâmetros maiores parecem apresentar uma desinfecção do canal radicular melhorada.

Palavras-chave: Forame Apical; Endodontia; Bactérias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Cabral Alves Barbosa, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Luís Felipe Coutrin de Toledo, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Mestrado em Endodontia - (UNESA). RJ, Brasil.

Luiz Felipe Gilson de Oliveira Rangel, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Mestrado em Endodontia - Universidade de Taubaté. Brasil.

Joaquim Carlos Fest da Silveira, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade de Vassouras, Mestrado em Endodontia - Universidade de Taubaté, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23