Uma Reflexão racial sobre Saúde Mental a partir do relato “Lia Gabriel” de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3706

Resumo

Surgindo no campo da literatura afro-brasileira, a escrevivência de Conceição Evaristo destaca-se pelo protagonismo de histórias negras, com foco nas mulheres negras. Em seu livro: Insubmissas Lágrimas de Mulheres (2020) encontra-se o relato de Lia. Mulher negra que sofrendo diversos atravessamentos sociorraciais se vê inserida no circuito de tratamento psiquiátrico após uma longa crise de seu filho Gabriel. O objetivo deste texto é discutir as questões sociais que atravessam os corpos de mulheres negras, como também, refletir sobre a potencialidade da política de saúde mental e do cuidado em liberdade, sob a política territorial do Sistema Único de Saúde (SUS), na vida da família de Lia. Metodologia: artigo reflexivo a partir da escrevivência de Conceição Evaristo sobre a vida-experiência de Lia Gabriel. Para tanto, utilizaremos referenciais teóricos como Jurandir Freire (2006), Conceição Evaristo (2008), Bell Hooks (2015) e Rafael Tassotti (2020). Resultados e Discussão: Discute-se a outra condução do cuidado de Gabriel sob a perspectiva da saúde mental pós-reforma psiquiátrica e seus impactos na vida de toda a família, que extrapolariam o campo da saúde. Conclusão: A escrevivência de Lia Gabriel apresenta determinantes sociais que auxiliam na compreensão dos corpos mais vulneráveis. A reforma psiquiátrica é um componente fundamental e ordenador da lógica de cuidado em saúde mental, evitando lógicas separatistas, higienistas e racistas.

Palavras-Chave: Escrevivência; Saúde Mental; Reforma Psiquiátrica; Raça; Gênero; Classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Ferreira, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF

Mestrando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Enfermeiro pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Cláudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-28