Desafios da implantação do Programa Nacional de Gestão de Custos em Saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3652

Resumo

A gestão de custos no SUS visa estabelecer os processos e o consumo adequado de recursos que privilegiam a qualidade, construindo padrões de referência que possibilitem remuneração mais apropriada das ações e serviços públicos de qualidade em saúde. Desse modo, este trabalho tem como objetivo conhecer os desafios encontrados no Programa Nacional de Gestão de Custos. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura do tipo narrativa. Realizou-se a busca da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde, durante os meses de abril a julho de 2022. Um total de 07 artigos potencialmente relevantes foram selecionados para este estudo. Foi realizada a análise descritiva dos estudos selecionados. Observou-se que no setor público é notadamente escassa as informações gerenciais e práticas de gestão, especialmente no que se refere à gestão de custos. Isto pode ser claramente evidenciado na restrição dos estudos ligados a este tema na literatura. Em nosso país, o direito à saúde expresso na Constituição Federal, a universalidade, integralidade e equidade, representam um grande desafio para a gestão pública, uma vez que as adversidades encontradas no país sejam elas estruturais, políticas e/ou econômicos inviabilizam uma gestão eficiente dos recursos de modo a alcançar os direitos básicos dos indivíduos. Através deste estudo foi possível conhecer os principais desafios relacionados ao Programa Nacional de Gestão de custos em saúde e compreender a importância do SUS enquanto gerenciamento dos custos em saúde. Ademais, sugere-se pesquisar futuras pesquisas atreladas a essa para propiciar maior visibilidade da temática.

Palavras-chave: Políticas Públicas; SUS; Gestão em Saúde; Gestão de Custos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, Bahia, Brasil.

Monnyck Freire Santos Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, Bahia, Brasil.

Alba Benemérita Alves Vilela, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde pela  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, Bahia, Brasil.

Ismar Eduardo Martini Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde pela  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, Jequié, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23