A Formação de Profissionais de Enfermagem em Libras Enquanto Instrumento dos Princípios de Universalidade, Integralidade e Equidade do Sus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3624

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) é norteado a partir de 03 princípios: a universalidade, integralidade e equidade. Dito isto, essa pesquisa sustenta a hipótese de existirem barreiras no acesso de pessoas com deficiência auditiva ao SUS proporcionadas pela linguagem, que prejudica todos os níveis de prevenção de saúde, destacando-se a prevenção primária. E que, portanto, a capacitação da enfermagem em LIBRAS é primordial para estabelecimento dos princípios do SUS, uma vez que a classe profissional tem papel de destaque na Atenção Básica de Saúde. Sendo assim, este artigo tem objetivo de revisar a literatura científica que trata sobre a formação em LIBRAS dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária de Saúde e seus impactos na assistência oferecida aos pacientes surdos sob a luz dos princípios de integralidade, universalidade e equidade do SUS e das metas de Segurança do Paciente. A metodologia escolhida foi a revisão integrativa de literatura. Tendo como fonte de pesquisa as seguintes plataformas de periódicos acadêmicos: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Como resultado, reuniu 08 artigos que tratavam sobre o acesso dos surdos à saúde e as barreiras enfrentadas relacionadas ao desconhecimento dos profissionais de enfermagem a LIBRAS, bem como, demonstrou estratégias utilizadas pelos enfermeiros para promover a comunicação com esses clientes. Por fim, todos os estudos reunidos evocaram sobre o impacto positivo da comunicação efetiva entre profissionais de enfermagem e o paciente tanto no acesso ao serviço de saúde, quanto à segurança na assistência prestada.

Palavras-Chave: Surdez; Pessoas com Deficiência Auditiva; Atenção Primária à Saúde; Línguas de Sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayna Carvalho dos Santos, Universidade de Vassouras

Graduanda de Enfermagem, Universidade de Vassouras, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Renata da Costa Santos Borges, Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (FACMAR)

Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras Campus Maricá, Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF, Docente da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá – FACMAR, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Raphael Dias de Mello Pereira, Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (FACMAR)

3Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente e Coordenador Acadêmico do Curso de Enfermagem Faculdade de Ciências Médicas de Maricá - FACMAR, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23