Mapeamento de eventos adversos relacionados a vacina contra covid em pacientes oncológicos

Protocolo de Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3614

Resumo

A doença respiratória causada pelo agente SARS-COV-2 (COVID-19) tem afetado mundialmente a vida de bilhões de pessoas. Pacientes com câncer compõe um dos grupos de alto risco na pandemia da COVID-19 sendo a vacina contra a COVID-19 fortemente recomendadas para essa população. O presente protocolo tem como objeto de estudo as reações adversas relacionadas à imunização da COVID-19 no paciente oncológico em vigência de tratamento antineoplásico e objetivos específicos mapear as reações adversas relacionada a imunização da COVID-19 reportadas em pacientes oncológicos em vigência de tratamento antineoplásico. Orienta-se no Manual de Sínteses de Evidências do Instituto Joanna Briggs sobre Revisão de escopo em sua versão original valendo-se do guideline PRISMA em sua extensão. Para este protocolo foi validado o seguinte mnemônico: PCC – do quais P de população: pacientes oncológicos vacinados contra COVID, C de conceito: as reações adversas a imunização da COVID-19 e, C de contexto: cenário de pandemia e pós pandemia em ambulatórios oncológicos. e as estratégias de pesquisa nas bases de dados Embase, Cinahl e Pubmed. As etapas seguidas foram: 1) Identificação da questão do estudo; 2) Definição dos critérios de inclusão e exclusão; 3) Realização estratégia de busca em 3 etapas – 1ª etapa uma busca inicial em forma de ensaio piloto em pelo menos três bases de dados selecionadas, e, 3ª busca nas referências dos artigos selecionados bem como a busca em literatura cinzenta; 4) Identificação dos estudos relevantes; 5) Seleção dos estudos; 6) Extração dos dados e mapeamento. 7) Agrupamento dos resultados e apresentação dos resultados.

Palavras-Chave: Vacina; Sars-Cov-2; Oncologia; Evento Adverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Martins Mendes de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Mestranda do Programa Acadêmico de Ciências do Cuidados em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF. Especialista em Enfermagem Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (2008). 

Isabelle Cristine Tavares Silva Fialho, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Doutoranda do Programa Acadêmico de Ciências do Cuidados em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF.

Debora Esteves Monteiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Diretora administrativa da ABRENFOH (Associação Brasileira de Enfermagem Oncológica e Onco-hematológica). Atua como supervisora de enfermagem e responsável técnica no Oncologia Américas. 

Jessica Dias Leite Campos, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Graduação modalidade graduação sanduíche com bolsa financiada pela CAPES através do programa Ciências sem fronteiras. Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado na Saúde da Universidade Federal Fluminense.

Patrícia dos Santos Claro Fuly, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ. Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP. Docente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF), Professora permanente/orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde.

Vivian Cristina Gama Souza Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS/Universidade Católica Portuguesa

Estudante de Doutoramento na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (Universidade Católica Portuguesa). Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Mestre em Enfermagem Assistencial pela EEAAC/UFF. Especialista em Enfermagem Intensiva (UERJ) e Cardiologia de Alta Complexidade (INC). 

Downloads

Publicado

2023-12-23