Segurança do paciente na unidade de urgência e emergência: percepção do usuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3612

Resumo

Objetivos: Analisar a percepção dos usuários quanto à segurança do paciente no atendimento em saúde na unidade de urgência e emergência e verificar a percepção dos pacientes sobre falhas no atendimento recebido. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, de caráter observacional e abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi realizada na unidade de Urgência e Emergência de um hospital do sudoeste da Bahia. A amostra foi composta por 150 pacientes, sendo aplicado questionário adaptado de estudo anterior. Os dados quantitativos foram analisados utilizando a estatística descritiva, com apresentação de frequências simples e relativas. Para a análise qualitativa utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os dados evidenciaram que 76,67% dos participantes tiveram classificação de risco amarelo e 77,33% receberam algum tipo de informação e as compreenderam bem. Sobre a equipe de enfermagem, os aspectos positivos se sobressaíram em relação aos negativos. A maioria dos participantes afirmou que pode contribuir com a segurança no ambiente hospitalar. Discussão: é importante incentivar o paciente a lidar com suas necessidades de saúde, participar dos planos assistenciais, pois são a principal fonte de prevenção de erros, de modo a alcançar a integralidade e resolutividade da assistência, centralizado nas necessidades do paciente. Conclusões: A pesquisa avaliou a percepção dos usuários, atendidos na unidade de urgência e emergência, em relação à sua segurança. Foi evidenciado satisfação considerável com a segurança no ambiente hospitalar. Porém, requerem melhora na comunicação, estrutura física e a atenção dos profissionais.

Descritores: Segurança do Paciente; Emergências; Participação do Paciente; Assistência ao Paciente; Equipe Multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Enfermeira residente em urgência pelo Programa de Residência Multiprofissional de Urgências da Universidade Federal da Bahia – PRMU/UFBA. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Monnyck Freire Santos Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Enfermeira Mestranda em Ciências da Saúde pelo PPGES - UESB. Especialista em Urgência pela modalidade residência UFBA/HGVC. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Chrisne Santana Biondo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Enfermeira, doutoranda em ciências da saúde pelo Programa de Pós-graduação em enfermagem e saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGES-UESB e professora assistente da UFBA. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23