Impactos da pandemia de COVID-19 no ensino teórico-prático da graduação em enfermagem

Atuação do preceptor com acadêmicos de enfermagem durante o internato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3562

Resumo

Aos docentes é destinada à dura tarefa de ensinar, considerando as desigualdades do acesso ao ensino remoto, além da dura tarefa de preparação de aula, cenário, preparação e gravação de vídeo aulas, desempenhando sua atividade laboral em uma jornada de 24/7–24 horas e 7 dias por semana. Para os discentes um fato preocupante é a ausência do campo prático, visto que é onde o aluno desenvolve inúmeras habilidades essenciais para o seu aprendizado, construção de experiências e formação de qualidade. O estudo possui o objetivo geral de investigar adaptação de docentes do curso de enfermagem na utilização das tecnologias remotas durante a pandemia e quantificar o nível de adaptação por meio de autoavaliação comparativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, de abordagem mista (QUAN+QUAL). A junção do quantitativo com o qualitativo, através ética CAAE n 0 42315120.2.0000.8044 e Parecer no 4.552.435. Através desse estudo, pode-se compreender a tamanha dificuldade e percalços que alunos e professores enfrentaram durante a pandemia da COVID-19, as consequências e déficit na aprendizagem dos alunos e a importância de a enfermagem ser presencial.

Palavras-Chave: Docentes; Ensino; Saúde; Preceptoria; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Christiny Amorim dos Santos, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira graduada pela Universidade Iguaçu e Gestora Hospitalar pela Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira. Mestre em Urgência e Emergência. Docente do curso de Enfermagem na Universidade Iguaçu, Brasil.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira. Pós-Graduada em Nefrologia; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Iguaçu, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu (UNIG) / Universidade Federal Fluminense (PACCS-UFF)

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da Universidade Iguaçu, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23