Planejamento de alta hospitalar na visão da enfermeira

relato da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3554

Resumo

Objetivo: descrever a experiência de uma enfermeira em uma equipe interprofissional no processo de planejamento de alta em um hospital privado de alta complexidade, situado no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência que descreve ações e aspectos relacionados ao processo de planejamento de alta hospitalar de uma equipe interprofissional, com foco nas ações da enfermeira, em um hospital privado de alta complexidade. Resultado: Os resultados evidenciam, as contribuições para a área da enfermagem e da saúde, destacando a importância do papel do enfermeiro no processo do gerenciamento de alta, que representa um avanço na continuidade do atendimento, de difícil mensuração, dada a relevância da necessidade de integração do cuidado. Conclusão: O projeto de implementação de alta hospitalar modificou as práticas assistenciais e gerenciais de toda a equipe interprofissional, havendo o fortalecimento e o envolvimento da equipe no trabalho, por meio de discussões e reflexões coletivas sobre o planejamento do cuidado. A desospitalização é realizada de forma segurança e responsável, com a participação efetiva do usuário e de sua família no processo, contribuindo para a diminuição do tempo médio de permanência e reinternações desnecessárias.

Palavras-Chave: Alta Hospitalar; Enfermagem; Planejamento; Processo de Enfermagem; Equipe de Assistência ao Paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Cristina Conceição de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Discente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Ana Lúcia Abrahão da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)/MPES

Docente do Curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Isabel Cristina de Moura Leite, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Discente Doutoranda do Programa Acadêmico das Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Rildo Santos Loureiro, Faculdade Católica Salesiana Maria Auxiliadora

Docente, Faculdade Católica Salesiana Maria Auxiliadora, Macaé, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23