Repercussões da pandemia da covid-19 no processo de ensino

aprendizagem do graduando de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3550

Resumo

No cenário mundial emerge uma doença de grande proporção, um novo vírus que causa doença respiratória aguda grave, chamado de (SARS-CoV-2) sendo conhecido por Coronavírus ou COVID-19. Dentre as inúmeras estratégias preventivas, o ministério da saúde, se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação, suspendendo as aulas durante o período pandêmico e assim, forçando os governantes a desenvolver táticas para que os graduandos continuassem em sua formação através de acesso por meio dos computadores e celulares. O impacto ao discente carece de uma reformulação das práticas de ensino em práticas inovadoras tanto das instituições quanto dos docentes, de modo a fornecer uma autonomia ao estudante visando uma transformação não apenas ao conhecimento teórico, mas na construção de diálogos, de vínculos, de interação com elementos relevantes a sua formação mesmo não sendo em formato presencial. Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 no processo de ensino-aprendizagem do graduando de enfermagem. Metodologia: Tratou-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem mista (QUAN + QUAL) tendo como fonte de informação a pesquisa de campo, sobre impacto da pandemia de covid-19 no processo de ensino-aprendizagem do graduando de enfermagem e ainda, captar diferentes experiências relacionadas ao tema proposto. Conclusão: Foi descrito as repercussões e impactos dos acadêmicos e identificado as estratégias utilizadas pelos graduandos de enfermagem no processo ensino-aprendizagem na pandemia da COVID-19. Alcançando assim, os objetivos propostos pelo projeto.

Palavras-chave: Covid-19; Educação Superior-Enfermagem; Pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etyelle Silva de Oliveira, Universidade Iguaçu (UNIG)

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. RJ, Brasil.

Pedros Oscar Salvati , Universidade Iguaçu (UNIG)

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. RJ, Brasil.

Miriam Maria Ferreira Guedes, Universidade Iguaçu (UNIG)

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu. RJ, Brasil.

Wanderson Alves Ribeiro, Universedade Federal Fluminense (UFF) PACCS

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF, Niterói/RJ. Docente do Curso de Pós-graduação da Faculdade Bezerra de Araújo.

Bruna Porath Azevedo Fassarella, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira. Mestre em Ciências Aplicadas em Saúde da Universidade Severino Sombra. Docente do                 Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-graduação da UNIG. RJ, Brasil.

Keila do Carmo Neves, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeira; Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFRJ; Pós-Graduada em Nefrologia pela UFRJ. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIG. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23