Aplicação do Arco de Maguerez na promoção e educação em saúde bucal: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3548

Resumo

A introdução de metodologias ativas como estratégias de ensino e promoção de saúde busca oferecer um processo de aprendizagem mais crítico e autônomo. Esse estudo teve como objetivo relatar a experiência da aplicação do Arco de Maguerez para o desenvolvimento de atividades em grupo, com foco na promoção da saúde oral de crianças em idade escolar, destacando a importância do autocuidado para a prevenção da doença cárie. A trajetória foi desenvolvida em cinco etapas: (1) observação da realidade, (2) pontos chave, (3) teorização, (4) hipóteses de solução e (5) aplicação à realidade. A realização desse projeto permitiu a reflexão sobre o papel da equipe de saúde bucal inserida na Estratégia de Saúde da Família na garantia de cuidado para além da intervenção clínica. Os resultados demonstram a importância do desenvolvimento de atividades coletivas para educação e promoção em saúde, fortalecendo o vínculo com a população adscrita no território.

Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família; Educação em Saúde; Aprendizagem Baseada em Problemas; Saúde bucal.

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Biografia do Autor

Carina de Souza Paiva, Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Brasília – DF, Brasil.

Fabiano Maluf, Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal

Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Brasília – DF, Brasil.

Letícia de Amorim Mota Coelho, Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Brasília – DF, Brasil.

Caroline Jonas Rezaghi Ricomini Nunes, Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal

Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília. Brasília – DF.

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Publicado

2023-04-28