Repercussões do desmame precoce para a saúde dos recém nascidos e lactentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i3.3491

Resumo

A falta de amamentação assim como sua interrupção precoce (antes dos seis meses) e a entrada de outros alimentos na dieta do lactente, nesse período, são comuns, trazendo consequências sérias para a saúde do bebê, que ficam mais expostos a agentes infecciosos, em contato com proteínas estranhas, lhes prejudicando a digestão e também a assimilação de elementos nutritivos, etc. O objetivo do trabalho foi estudar os principais motivos e consequências do desmame precoce para a saúde das crianças, evidenciando a importância do Aleitamento Materno (AM). Para tanto foi realizada uma revisão de literatura, onde se rastreou e, posteriormente selecionou autores que embasassem o objetivo proposto. O estudo observou que o desmame precoce pode ser bastante prejudicial para a saúde dos recém nascidos e lactentes, e que os principais fatores desse desmame são as crenças e tabus ainda existentes sobre o leite materno, problemas nos mamilos, trabalho da mãe fora de casa, baixa escolaridade e baixa renda da mãe, idade da mãe, e bebês que nasceram com a saúde afetada, tendo que ser internados em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTINs). O estudo verificou também que para mulher manter o aleitamento materno exclusivo necessitará do apoio da família, da sociedade, e, principalmente dos profissionais de saúde, destacando-se o profissional de enfermagem.

Palavras-chave: Aleitamento Materno; Desmame Precoce; Assistência de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayanne Rocha de Oliveira Pinto, Universidade de Vassouras

Acadêmica da Graduação em Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Jannaína Sther Leite Godinho, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Alessandra da Silva Souza, Universidade de Vassouras

Mestre Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Eliara Adelino da Silva, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, Enfermeira e Terapeuta Holística. Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Carolina de Lourdes Julião Vieira, Universidade de Vassouras

Doutora. Docente do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Lília Marques Simões Rodrigues, Universidade de Vassouras

Mestre em Enfermagem, Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-23