A religiosidade nas universidades de odontologia do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i2.3469

Resumo

Objetivo: Conhecer a religiosidade de docentes e discentes dos cursos de odontologia de diferentes Instituições de Ensino Superior no Brasil. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizando com 390 discentes e docentes de diferentes cursos de odontologia do Brasil. Utilizou-se a escala DUREL para mensuração do envolvimento religioso. Resultados: foi evidenciada diferença estatisticamente significante da média dos domínios “Religiosidade Organizacional”, “Religiosidade Não Organizacional” e “Religiosidade Intrínseca” para as variáveis sexo (sendo maiores no feminino), e região (sendo maiores na região nordeste). No que concerne a dedicação às atividades religiosas, 45,4% o fazem diariamente e 74,4% afirmaram sentir a presença de Deus em suas vidas. Quanto a transcendência da religião para os as atividades da vida diária 42,1% afirmaram ser totalmente verdade que a religião esteja por traz de todo o seu modo de viver e que em geral é verdade que a religião está em todos os aspectos da vida (33,8%). Conclusão: O estudo evidenciou as maiores médias dos domínios do DUREL (RO, RNO, RI) para o sexo feminino e para participantes das regiões norte e nordeste, em consonância com o apontado na literatura, destacando que os aspectos da religiosidade são influenciados por questões individuais, assim como situacionais relacionados a fatores sociais.

Palavras-Chaves: Religião e Ciência; Universidades; Odontologia; Docentes de Odontologia; Estudantes de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ianderlei Andrade Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Odontólogo. Mestre. Professor Auxiliar. Doutorando em Enfermagem e saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia/Brasil. Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde/PPGES/UESB. Jequié, BA/Brasil

Marilei de Melo Tavares , Universidade de Vassouras

Psicóloga. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro/Brasil; Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ/Brasil. Professora Adjunta.

Antônio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Titular na Faculdade de Enfermagem/Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Odontólogo. Doutor. Docente Adjunto DE da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Bahia/Brasil. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde/PPGES/UESB. Jequié/BA/Brasil. Fundador e Coordenador do grupo de pesquisa Ética, Bioética e Espiritualidade da UESB.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Espiritualidade e Saúde