Impactos da inclusão da espiritualidade durante quimioterapia para o enfrentamento do câncer: ensaio clínico randomizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13i2.3468

Resumo

Objetivo: Avaliar o enfrentamento do câncer após a inclusão da espiritualidade do paciente no tratamento quimioterápico. Método: ensaio clínico randomizado, realizado com 30 pacientes portadores de câncer em tratamento quimioterápico em uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. A intervenção que incluiu a dimensão espiritual do paciente durante o cuidado foi o Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade, e para avaliar o enfrentamento foi utilizada a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas. Pesquisa cadastrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos sob o número RBR-9qpmcfr. Resultados: a estratégia de enfrentamento mais utilizada pelos participantes da intervenção foi a prática religiosa/pensamento fantasioso, antes e depois da intervenção, e para o grupo controle a principal estratégia foi focalizada no problema no início da coleta e prática religiosa/pensamento fantasioso e no problema, no segundo momento da pesquisa. Apesar disso, não foram observadas diferenças estatísticas no modo de enfrentamento entre os grupos estudados. Conclusão: apesar de não serem identificadas diferenças no enfrentamento do câncer após a inclusão da espiritualidade no tratamento quimioterápico, observa-se que as principais maneiras que o paciente utiliza para enfrentar o diagnóstico e tratamento do câncer envolvem questões relacionadas à espiritualidade. Assim, é importante considerar esta dimensão durante o plano terapêutico.

Palavras-Chave: Espiritualidade; Religião; Ensaio Clínico; Adaptação Psicológica; Neoplasias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes Claudine Fontes De La Longuiniere, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Vitória da Conquista, Membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade. Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde. Jequié/BA, Brasil.

Edgard Michel Crosato, Universidade de São Paulo

Cirurgião-dentista. Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/SP. Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia, São Paulo, São Paulo/Brasil. 

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgião-dentista. Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela UNESP. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Espiritualidade (UESB), Jequié/BA, Brasil. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde. Jequié/BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Espiritualidade e Saúde