Metodologias Ativas no Ensino-Aprendizagem de Práticas Antirracista na Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i1.3466

Resumo

Introdução: Falar sobre racismo na enfermagem é um desafio, pois é uma profissão que se construiu sob a ótica europeia, branca e cristã. No que concerne à formação, se percebe duas barreiras de acesso à educação antirracista – a primeira seria a baixa abordagem de temática nos espaços formativos e a segunda indica as resistências em reconhecer que a estrutura é racista e por isso as pessoas negras têm dificuldade em se inserir nos espaços de formação. Neste sentido, as metodologias ativas podem indicar uma oportunidade de aprendizado vivo para reflexões em ato da experiência vivida. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de metodologias ativas para aprendizagem de práticas antirracistas na enfermagem. Resultados: A expressão “somos todos iguais” não contempla a existência da igualdade racial. É preciso que os docentes criem estratégias de inclusão e discussão sobre racismo, multirracialidade e igualdade racial além de apresentar a ética profissional essencial no cuidado de enfermagem. Discussão: Existe a necessidade de aporte teórico que sustente práticas que valorize a pessoa a ser cuidada, respeitando sua singularidade racial, cultural e social. Participantes relataram que a falta de discussões como esta, dificulta uma formação completa. Considerações finais: O uso das metodologias ativas para ensinar práticas antirracistas colabora com práticas mais humanas e fortalece a dimensão política e social além de evitar problemas de ética para os futuros profissionais.

Palavras-Chave: Racismo Institucional; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Baseada em Problemas.

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Biografia do Autor

Luciana Silvério Alleluia Higino da Silva, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF)/PACCS

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado). Professora do Programa Acadêmico Mestrado e Doutorado Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde.É avaliadora Ad Hoc de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC. Dedica-se a produção de conhecimentos relativos ao cuidado e ensino de enfermagem e saúde, com ênfase nos seguintes temas: saúde mental, tecnologia em saúde, emoções, criatividade e arte em saúde. Atuou como tutora e coordenadora pedagógica dos Cursos de Especialização na modalidade EAD - PROFAE e Ativadores de Mudança (MS). Membro da Equipe de Coordenação Nacional do Curso de Formação de Profissionais de Nível Técnico de Saúde - PROFAPS - Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2009-2011). Coordenadora Geral da Pós-Graduação em Enfermagem da UFF (2016-2018). Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde(2011-2019). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (2004-2008). Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - FOPROF(2016-2019). Líder dos Grupos de Pesquisa "Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde" e "Sociopoética e Abordagens Afins". Membro efetivo do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde - Universidade do Porto - Portugal e do GIISAME - Grupo Internacional de Investigação em Enfermagem em Saúde Mental, em parceria com Espanha e Portugal. Membro do Grupo de Investigação Emoções em Saúde - Universidade de Lisboa. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - 1D.

Laís Mariano de Paiva, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF

Professora Substituta de Saúde Mental EEAAC/UFF. Doutoranda Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde/PACCS/UFF. Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2016). Especialista em Saúde Mental na Modalidade Residência Integrada e Multiprofissional pela UERJ (2018). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2018). Membro do Núcleo de Pesquisa: "Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde" e "Sociopoética e Abordagens Afins" da Universidade Federal Fluminense.

Thiago Nogueira Silva, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Matheus Marques Ferreira, Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF

Mestrando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Enfermeiro pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil.

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Publicado

2023-04-28