Contributos da enfermagem para o autocuidado da pessoa com estomia intestinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v14i2.3452

Resumo

O paciente com estomia intestinal enquadra-se na categoria autocuidado por desvio a saúde e demanda uma assistência apropriada e tem que se conscientizar dos efeitos e dos resultados de estados patológicos, executar medidas terapêuticas e buscar aceitação de si como estando em um estado especial de saúde e dessa forma promover o seu desenvolvimento. Frente ao exposto, objetiva-se descrever as complicações, as repercussões da estomia intestinal na vida do paciente e as intervenções de enfermagem necessárias junto aos pacientes submetidos a esse procedimento. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no período de 2010 a 2021. Os estudos analisados evidenciam que entre os pacientes com estomas um cuidado inadequado pode resultar em diferentes complicações, principalmente do coto exposto e da pele ao redor, como as dermatites. Em relação às repercussões no cotidiano do paciente com estoma, se sobressaiu nos achados dos resultados analisados a dificuldade no retorno ao trabalho e ao convívio social. Quanto às intervenções de Enfermagem, destacou-se a educação em saúde por promover os cuidados específicos com o estoma objetivando, assim, alcançar o autocuidado, a independência e a autonomia, por ser uma estratégia que estimula o diálogo, a reflexão, o questionamento e a ação compartilhada. Na sequência, tem-se a prestação de uma assistência integral e um cuidado holístico para reinserção social do paciente e retorno às atividades cotidianas, sobretudo o trabalho; e o oferecimento de um sistema de suporte e apoio para ajustamento psicológico e adaptação a nova condição.

Palavras-chave: Estomia Intestinal; Assistência de Enfermagem; Autocuidado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, Universidade Iguaçu (UNIG)

Enfermeiro. Doutorado em andamento em Ciências do Cuidado em Saúde. Mestrando Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Enferagem na Universidade Iguaçu (UNIG), RJ, Brasil.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem; Professora Titular no Departamento enfermagem medico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ – Brasil. 

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem; Professora Titular do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ENF/UERJ. Coordenadora do curso de Pós-Graduado em Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. 

Hosana Pereira Cirino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre pelo Programa Acadêmico em Fundamentos Filosóficos, Teóricos e Tecnológicos do Cuidar em Saúde e Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e Estomoterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Juliano Miranda Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro na Prefeitura Municipal de Belford Roxo; Enfermeiro na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias; Pós-Graduado em Estomaterapia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Larissa Christiny Amorim dos Santos

Enfermeira. Graduada pela Universidade Iguaçu. E-mail: [email protected] ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9705-5811.

Downloads

Publicado

2023-08-31