O processo ensino-aprendizagem na Enfermagem: algumas provocações a partir da obra Teeteto, de Platão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3422

Resumo

Os processos de formação dos enfermeiros, do cuidado humano e de Enfermagem são multifacetados, perpassando inúmeras questões que atravessam o indivíduo enquanto ser em formação, na busca de habilidades técnico-científicas e sociorrelacionais para subsidiar o cuidado em todas as fases da vida, incluindo a finitude. Para tanto, a obra de Platão, Teeteto, cujo enfoque se estabelece acerca do conhecimento, figura como uma possibilidade de reflexão para a formação profissional da Enfermagem. Assim, objetivou-se analisar a obra Teeteto, de Platão, como base para a construção de reflexões sobre a formação dos enfermeiros e sua relação com o processo de cuidado. Realizou-se, então, um estudo descritivo, qualitativo, de reflexão teórica, precedido por um levantamento bibliográfico sobre o assunto, o qual contribuiu com sua discussão. O conteúdo da reflexão foi organizado em três dimensões, respectivamente: o ensino-aprendizagem na Enfermagem como um processo de parturição; a formação do enfermeiro a partir do sentimento de perplexidade; e o enraizamento do ensino, a centralidade do ser e a diferença entre ter e possuir o conhecimento. Com isso, o processo de formação dos discentes apresenta-se composto pela relação entre a perplexidade, a parturição do conhecimento nos discentes e por uma dimensão mais pragmática relativa a esta parturição. A obra Teeteto, então, apesar de não fundamentar-se, propriamente dito, na Enfermagem, permite reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem e do cuidado humano, sendo possível destacar para o professor, junto aos indivíduos em formação, e para os enfermeiros, junto aos seus pacientes, o ofício de partejadores, mediante a perplexidade da vida.

Palavras-Chave: Conhecimento; Ensino; Aprendizagem; Educação em Enfermagem; Filosofia; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Doutor em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2550343379671285

Juliana de Lima Brandão, UERJ

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3204277308542180

Magno Conceição das Mercês, FAMEB/UFBA

Enfermeiro. Docente. Doutor em Ciências da Saúde. Professor adjunto do DCV e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNEB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FAMEB/UFBA. Salvador (BA), Brasil.

Priscila Cristina da Silva Thiengo de Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Docente. Doutora em Enfermagem. Professora adjunto do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ, RJ, Brasil.

Pablo Luiz Santos Couto, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB. Professor substituto da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação CAMPUS XII – Guanambi. Guanambi, Ba, Brasil.

Livia Fajin de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Docente. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2022-11-05