Importância do Conhecimento de Tecnologias Relacionais no Atendimento ao Adolescente na Atenção Primária: Reflexão Teórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3421

Resumo

Introdução: Este artigo de reflexão teórica tem como objetivo analisar a importância do conhecimento de tecnologias relacionais no atendimento ao adolescente na Atenção Primária à Saúde (APS). Materiais e Métodos: Reflexão teórica, que identificou, após exclusão dos estudos duplicados e aplicação dos critérios de elegibilidade, trinta artigos, textos e documentos nas bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (ScIELO). Resultados: Os 30 artigos, documentos e textos foram sintetizados e dispostos sistematicamente em tópicos para melhor exposição das informações. Discussão: Há destaque na relevância das características da determinação social do processo saúde-doença e seu importante papel no período da adolescência, Para haver intervenção nesse cenário, as equipes da APS precisam identificar a relevância do conhecimento das Ações Focadas no Público Adolescente, incluindo a utilização de tecnologias relacionais nas práticas de APS. Considerações finais: É necessário o incremento de ações e pesquisas visando promoção à saúde do adolescente na APS através do uso de tecnologias relacionais.

Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde, Saúde do Adolescente; Promoção da Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Silverio Alleluia Higino da Silva, Universidade Federal Fluminense/PACCS

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS. Niterói, RJ, Brasil.

Marcelle Ignácio Rebello, Universidade Federal Fluminense/MPES

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Marcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/MPES

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense/MPES/UniVassouras

Psicóloga. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES-UFF, Universidade Federal Fluminense. Docente da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense/PACCS/MPES

Enfermeira. Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF; Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES-UFF, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-05