Uso das ferramentas das tecnologias digitais por docentes na pandemia por COVID-19: Artigo de revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3420

Resumo

Introdução: Este artigo de revisão tem como objetivo identificar a literatura existente nas bases de dados selecionadas referente a importância das ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas pelos docentes na pandemia por COVID-19. Materiais e Métodos: Revisão de literatura, que identificou, após exclusão dos estudos duplicados e aplicação dos critérios de elegibilidade, oito textos nas bases de dados: Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Eletronic Library Online (ScIELO). Resultados: Os oito textos foram sintetizados e dispostos sistematicamente em um quadro para melhor exposição das informações. Discussão: Destaca-se a relevância das características das ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizadas pelos docentes na pandemia por COVID-19, mesmo com a existência de inúmeros obstáculos em sua utilização, tais como: a infraestrutura necessária, assim como, as habilidades e competências exigidas na prática pedagógica. Considerando além disso, a necessidade da implantação de estratégias inovadoras na utilização de ferramentas das tecnologias digitais da informação e comunicação pelos docentes no contexto pandêmico por COVID-19. Considerações finais: As tecnologias digitais da informação e comunicação são importantes ferramentas utilizadas por docentes na pandemia por COVID-19.

 Palavras-Chave: Saúde Mental; Adolescente; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/MPES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Thiago Nogueira Silva, Universidade Federal Fluminense/PACCS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Fabiana Ramos Vargas, Universidade Federal Fluminense/MPES

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde/MPES, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Luciano Barbosa da Silva, Universidade Federal Fluminense/PACCS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Doutorado no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense/PACCS/MPES

Doutora, Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - PACCS-UFF; Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES-UFF, Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense/MPES/UniVassouras

Doutora, Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES-UFF, Universidade Federal Fluminense. Docente da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-05