Estratégias educativas e a comunicação da equipe interdisciplinar no contexto pediátrico: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3405

Resumo

Introdução: a segurança ao paciente pediátrico tem sido uma preocupação mundialmente conhecida. Neste sentido, a clientela pediátrica por motivos de serem suscetíveis a doenças desencadeadas pela fragilidade inerente a essa faixa etária, pode-se tornar alvo de danos provocados por possíveis falhas no processo do cuidado em saúde. Objetivo: investigar a produção científica acerca das estratégias educativas utilizadas para melhoria da comunicação para segurança do paciente pediátrico. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa, do tipo integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, PUBMED, IBECS e o Portal de periódico da CAPES. Foram incluídos no estudo artigos publicados entre 2016 e 2021, em português, inglês e espanhol. Resultados e Discussão: da análise dos estudos surgiram os tópicos: “ações de Educação Permanente” (38,5%) e “ações educacionais a partir de treinamentos pontuais” (61,5%) para melhorar a comunicação entre a equipe interdisciplinar na assistência ao paciente pediátrico. Questões relacionadas ao ensino tradicional favorecem a promoção de práticas padronizadas formais no que tange ao processo ensino aprendizagem, em contrapartida, a Educação Permanente em Saúde permite o fortalecimento do trabalho em equipe tendo como resposta a qualificação profissional e, por conseguinte, a melhora do cuidado ao paciente pediátrico hospitalizado. Considerações finais: faz-se necessária a mobilização de profissionais e gestores no reforço das políticas públicas que preconizam mudanças nas práticas diárias relacionadas à temática do estudo, de forma a priorizar ações educativas que tenham por fundamento os aspectos relacionais e a multiprofissionalidade, elementos estes fundamentais para a melhoria da comunicação interdisciplinar.

Palavras-Chave: Educação Interprofissional; Educação Continuada; Comunicação; Pediatria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Bueno de Oliveira Nascimento, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Discente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Cláudia Maria Messias, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Docente do Progama de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde da Universidade Federal Fluminense, UFF. Niterói, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-05