Educação Interprofissional na formação em saúde: percepção de um grupo de aprendizagem tutorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3403

Resumo

A Educação Interprofissional como estratégia recente de superação da fragmentação do trabalho em saúde vem sendo experimentada em programas e projetos em todo o mundo. Observa-se que a formação em saúde ainda é desenvolvida nos moldes de uma disciplinarização dos conteúdos selecionados nas grades curriculares, mesmo com as atuais recomendações das respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais, o que gera uma prática de cuidado em saúde desarticulada, em um esquartejamento do sujeito. A partir de pesquisa intervenção tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional em seu desenho socioclínico institucional, objetivamos através da percepção dos profissionais de saúde, docentes, estudantes e usuários, discutir de que forma a estratégia da Educação Interprofissional desenvolvida em um grupo de aprendizagem tutorial em serviço pode favorecer mudanças nas práticas e na formação para o SUS. Dos depoimentos dos participantes e das anotações no diário de pesquisa elaborado pelo pesquisador-profissional-preceptor e primeiro autor, discutimos sobre: a educação interprofissional no grupo de aprendizagem tutorial na percepção das acadêmicas, dos usuários do SUS e dos profissionais da saúde e da educação; e o PET-Saúde Interprofissionalidade e o processo formativo em saúde na análise da encomenda e a das demandas da intervenção. Concluímos que a Educação Interprofissional é uma prática instituinte por trazer movimentos que vem romper com as concepções instituídas já existentes na formação e nas práticas dos profissionais de saúde e da educação, proporcionando a construção de conhecimentos e cuidados profissionais, pensando juntos, aprendendo juntos e trabalhando juntos.

Palavras-Chave: Educação Interprofissional; Estratégias de Saúde Nacionais; Atenção Primária em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miller Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Discente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Lucia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Docente do Curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Ana Clementina Vieira de Almeida, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Docente do Curso de Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Samara Messias de Amorim, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Discente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Isabel Cristina de Moura Leite, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Discente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-05