Grupos online de gestantes: relato de uma experiência de estágio em Psicologia da Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3402

Resumo

Ações de educação em saúde requerem revisões na formação profissional para viabilizar a construção de modelos de intervenção em que aportes teórico-metodológicos de cada área de atuação sejam utilizados em prol de melhores condições de saúde da população e estejam em consonância com os princípios e diretrizes do sistema de saúde. Nesse trabalho, objetivou-se contextualizar e descrever a preparação teórico-prática realizada no estágio profissional em Psicologia da Saúde de uma universidade pública, com vistas ao planejamento e condução de grupos psicoeducativos online com gestantes no contexto da pandemia de Covid-19. Considerando a importância da atenção aos aspectos psicossociais da gravidez e os benefícios potenciais das intervenções grupais, delinearam-se os aspectos metodológicos da referida proposta que teve por objetivo auxiliar as gestantes a manejarem seus níveis de estresse e ansiedade associados a este período do ciclo de vida a partir da abordagem de diferentes temáticas. Para tanto, foram realizadas aulas expositivas dialogadas e discussão de textos, vídeos e casos clínicos. Com o apoio das supervisoras, as estagiárias discutiram e implementaram estratégias de divulgação do pré-natal psicológico online, elaboraram fichas de avaliação; entrevistaram as gestantes inscritas e colaboraram ativamente com o planejamento geral e de cada sessão das intervenções grupais. Elas mostraram envolvimento com as atividades propostas e avaliaram positivamente suas experiências e aprendizagens. Destaca-se a importância de levar futuros profissionais de saúde a desenvolverem habilidades para realização de trabalhos promotores de saúde e socialmente comprometidos, em que sejam incentivado/as a refletirem e buscarem estratégias de trabalho participativas e emancipadoras.

Palavras-Chave: Estágio Profissional; Formação em Saúde; Grupos Psicoeducativos; Gestantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Maria Borges , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Adjunto, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia UFRRJ. Doutorado e Mestrado em Psicologia – Universidade de Brasília (UnB), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.

Carmen Luz Flores Huaracha Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Obstetrícia pela Universidad Andina e pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Perinatal. É mestranda na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Marcella Sandim Couto Greco Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Psicologia e Maternidade pela Universidade de Araraquara, mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-11-05