A Formação em Cuidados Paliativos na Residencia Multiprofissional da Atenção Primária: Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3395

Resumo

A Política Nacional de Atenção Básica possui em seu conceito abrangente a prevenção de doenças e a promoção da saúde. Inserida a esta definição, os cuidados paliativos, que tem como objetivo geral a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares diante do diagnóstico precoce de uma doença que ameace a vida, e que deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. Este estudo de escopo tem como objetivo mapear o que existe de evidencias nas bases de dados selecionadas juntamente com outras leituras complementares de guias técnicos, pareceres da Organização Mundial de Saúde e alguns manuais técnicos. A pesquisa não teve financiamento, não foi submetida ao comitê de ética e faz parte do produto do curso de mestrado profissional. Foram selecionados 15 artigos com os descritores cuidados paliativos, atenção primária a saúde, equipe multiprofissional e estratégia de saúde da família. Após a leitura do material selecionado identificou-se quatro grandes categorias que contextualizam a temática. O modelo instituído presente nos currículos, nas unidades de saúde precisa ser movimentado, algo novo precisa ser criado para a introdução deste estudo e a modificação deste processo de trabalho.

Palavras-Chave: Atenção Primária à Saúde; Cuidados Paliativos; Estratégias de Saúde Nacionais; Equipe de Assistência Multidisciplinar; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Jardim , Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lucia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense/ Mestrado Profissional em Ensino na Saúde

Enfermeira, Pós-Doutoranda em Ciências da Educação, Professora Associada, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), Docente Permanente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-05