O processo de formação em cuidados paliativos para residentes multiprofissionais da atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rpu.v13iEspecial.3392

Resumo

Introdução: Os cuidados paliativos destinam uma amplitude de ações ofertadas à pessoa na finitude da vida, envolvendo seus familiares e sua rede social, com o intuito de ofertar uma assistência para o enfrentamento da mortalidade proveniente de uma doença crônica não transmissível. Muitos destes familiares, por dificuldades em aceitar a inevitabilidade da morte diante deste adoecimento, buscam as redes hospitalares, por vezes aumentando o sofrimento desta pessoa e afastando-a de sua realidade. Devido a essa perspectiva, há necessidade de entender os limites e possibilidades da ciência e promover uma qualidade de vida para proporcionar um bom fim da pessoa que morre, ao lado de pessoas queridas e dentro de sua realidade de vida. Uma possibilidade de expandir essa abordagem na atenção básica é possibilitar aos residentes multiprofissionais em atenção básica protagonizar esse papel. Já que estão em ampla formação. Esta é uma pós-graduação diferenciada que está sempre em constante movimento e crescimento, que busca a construção de vínculos institucionais e humanos Objetivo: Compreender a abordagem de cuidados paliativos na atenção básica visando desenvolver métodos de ensino para a formação dos residentes multiprofissionais da atenção básica. Métodos: pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional na modalidade socioclínica institucional das práticas profissionais. Considerações finais: O produto da pesquisa visa articular os conceitos sobre Cuidados Paliativos em conjunto com os participantes, provocando movimentos instituintes para os novos atravessamentos necessários à mudança da instituição e assim configurar encontros socioclínicos institucionais como base para o desenvolvimento coletivo de materiais.

Palavras-Chave: Cuidados Paliativos; Atenção Primária em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Internato Não-Médico; Formação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Jardim, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES da Universidade Federal Fluminense UFF, Brasil.

Lucia Cardoso Mourão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, Pós-Doutorado em Ciências da Educação, Professora Associada, Instituto de Saúde Coletiva UFF. Docente Permanente do Mestrado Profissional de Ensino na Saúde - MPES/UFF.

Downloads

Publicado

2022-11-05